hiperatividade infantil faz parte do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.  A criança hiperativa possui uma movimentação maior do que as outras crianças da mesma idade. Ela não consegue permanecer por muito tempo em uma brincadeira. A criança não cumpre os combinados em sala de aula, não presta atenção. E seu aprendizado acaba sendo abalado.

Em casa está sempre procurando algo, mexendo em tudo o que vê pela frente. A criança não consegue se concentrar em nenhuma atividade. Acaba gerando um estresse dentro e fora de casa, pois se torna uma criança difícil de conviver, até os pais vivem estressados.

Hiperatividade Infantil

A hiperatividade infantil não é algo que a criança possa controlar. O comportamento agitado, impulsivo e até perturbador, acontece devido ao mau funcionamento do cérebro. Sendo necessário tratamento assim que diagnosticado.

Como Identificar e Tratar a Hiperatividade Infantil

As crianças são enérgicas, gostam de estar sempre brincando e fazendo alguma atividade. Quando são pequenas, elas permanecem por algum tempo fazendo a mesma coisa. Estão desenvolvendo a sua capacidade de concentração. É necessário diferenciar a agitação normal de criança para a hiperatividade infantil.

Tratamento para a Hiperatividade Infantil

A partir dos 5 ou 6 anos um especialista em comportamento infantil, o professor da escolinha onde a criança permanece em seu dia a dia, pode ajudar a identificar a hiperatividade e encaminhar para a terapia psicológica. Através da terapia psicológica é observado o comportamento da criança. O neuropediatra pode intervir com o medicamento ideal para cada caso.

O acompanhamento pelo especialista é importante, ele precisa verificar a evolução da terapia e sendo necessário, prescrever a medicação correspondente. É essencial ficar atento à criança e colaborar para que ela esteja sempre progredindo.

Crie um Ambiente Saudável para a Criança

Crie um ambiente saudável para a criança. Um clima calmo, agradável. Faça o possível para que ela se sinta bem. Passeios no parque, o contato com a natureza é importante, traz a sensação de calma e tranquilidade. Praticar algum esporte colabora para a melhoria da criança e a hiperatividade ficar controlada.

Hiperatividade e o Tempo

Com o passar dos anos os sintomas da hiperatividade vão diminuindo, com o tratamento adequado.

Na vida adulta de uma pessoa que não se tratou na infância, a inquietação, a falta de atenção e a ansiedade também podem prosseguir.

Por isso a importância de procurar um especialista no assunto. Ele vai indicar o melhor tratamento para cada caso.

A hiperatividade infantil tem como ser controlada. Basta observar a criança e procurar o feedback de um especialista. Sabemos que nesse caso afeta a vida de todos que estão ao redor da criança. Muitas vezes até os pais precisam de ajuda psicológica para aprender a lidar com a hiperatividade do filho. Com medicamentos ou com terapia psicológica, serão obtidas melhorias na vida da criança e todos poderão viver com tranquilidade.

Hiperatividade Infantil – Causas e Tratamento
5 (99.13%) 23 votes

Dúvidas e Sugestões Aqui: