6 Benefícios do Esporte para Crianças

0
551

A prática de esporte é algo que está em alta hoje em dia. Tanto que, muitas vezes, os pais, amigos ou a TV acabam influenciando as crianças para que pratiquem algum esporte. E por este motivo, vamos citar neste artigo quais são os principais benefícios do esporte para crianças.

É importante que a criança escolha um esporte no qual se identifica. Explicando melhor, a prática esportiva não deve ser algo imposto pelos pais, ou uma obrigação para a criança. A criança tem que sentir vontade e se identificar com a modalidade, assim seu desempenho será melhor e ela se sentirá feliz com o que faz. Acompanhe:

Benefícios do Esporte para Crianças

1 – Diminuição da Ansiedade

O esporte, como um todo, traz muitos benefícios. Um deles é a diminuição da ansiedade.

Existem crianças muito ativas, que estão sempre começando algo, mas nunca conseguem terminar, pela ansiedade de querer fazer tudo ao mesmo tempo.

O esporte ajuda a criança a controlar a ansiedade, começar algo e terminar, ter confiança em si próprio.

2 – Vencer a Timidez e Fazer Amigos

Muitas crianças convivem com a timidez. Isso faz com que elas sejam excluídas e não tenham muitos amigos.

Fazer amigos é essencial para o desenvolvimento de uma criança. Para viver em sociedade, é necessário aprender a conviver com outras pessoas e interagir com elas. O esporte contribui e muito nesse quesito, pois a criança faz amigos, interage com pessoas diferentes e aprende a respeitar cada um do jeito que é, superando a timidez.

3 – Melhora a Coordenação Motora e a Concentração

A coordenação motora é muito trabalhada no esporte, pois a prática faz com que a criança se modifique a cada dia. Independente das suas limitações, sempre haverá um progresso em seus movimentos através da concentração, que é alcançada por meio da diminuição da ansiedade.

4 – Ter Responsabilidade e Comprometimento

São palavras “pesadas” se tratando de crianças, mas é isso que elas aprendem com a prática de esportes. Desde cedo, a criança que pratica esporte aprende a ter responsabilidade e comprometimento naquilo que escolheu a fazer.

5 – Seguir Regras, Colaborar, Aprender a Dividir

Todo esporte possui regras, que são estabelecidas previamente. Assim, a criança que faz alguma modalidade esportiva aprende a seguir as regras, de forma natural, pois isso já faz parte da prática.

Além disso, ela aprende a colaborar e a dividir também, deixando o egoísmo de lado.

6 – Criança que Pratica Esporte é Diferenciada

A criança que pratica esporte será um adulto com uma mentalidade mais ajustada, pois ela já saberá desde cedo o significado de muitas palavras, principalmente a responsabilidade.

E também saberá a importância de cuidar da saúde, de não ser sedentário, de ter uma alimentação saudável, dormir bem e ficar longe das drogas. E esses são benefícios que farão parte da vida da criança.

Vimos aqui alguns benefícios do esporte para crianças. Todos esses benefícios são alcançados de modo espontâneo, pois a criança vai mudando gradativamente, sem perceber, sem pressão ou cobranças. E aqui está a importância de gostar do que faz.

6 Benefícios do Esporte para Crianças
5 (100%) 63 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here