6 Benefícios do Esporte para Crianças

6 Benefícios do Esporte para Crianças: A prática de esporte é algo que está em alta hoje em dia. Tanto que, muitas vezes, os pais, amigos ou a TV acabam influenciando as crianças para que pratiquem algum esporte. E por este motivo, vamos citar neste artigo quais são os principais benefícios do esporte para crianças.

6 Benefícios do Esporte para Crianças: A prática de esporte é algo que está em alta hoje em dia. Tanto que, muitas vezes, os pais, amigos ou a TV acabam influenciando as crianças para que pratiquem algum esporte. E por este motivo, vamos citar neste artigo quais são os principais benefícios do esporte para crianças.

6 Benefícios do Esporte para Crianças

Aqui no blog Neurologista Infantil, incentivamos sempre o desenvolvimento infantil. Principalmente evitar o sedentarismo infantil desde cedo. É importante que a criança escolha um esporte no qual se identifica. Explicando melhor, a prática esportiva não deve ser algo imposto pelos pais, ou uma obrigação para a criança.

A criança tem que sentir vontade e se identificar com a modalidade, assim seu desempenho será melhor e ela se sentirá feliz com o que faz. Acompanhe:

Benefícios do Esporte para Crianças

Diminuição da Ansiedade – 01

O esporte, como um todo, traz muitos benefícios.

  • Um deles é a diminuição da Ansiedade e diferenciando os sintomas do transtorno de TDAH.

Existem crianças muito ativas, que estão sempre começando algo, mas nunca conseguem terminar, pela ansiedade de querer fazer tudo ao mesmo tempo.

O esporte ajuda a criança a controlar a ansiedade, começar algo e terminar, ter confiança em si próprio.

Vencer a Timidez e Fazer Amigos – 02

Muitas crianças convivem com a timidez. Isso faz com que elas sejam excluídas e não tenham muitos amigos.

Fazer amigos é essencial para o desenvolvimento de uma criança. Para viver em sociedade, é necessário aprender a conviver com outras pessoas e interagir com elas. O esporte contribui e muito nesse quesito, pois a criança faz amigos, interage com pessoas diferentes e aprende a respeitar cada um do jeito que é, superando a timidez.

Melhora a Coordenação Motora e a Concentração – 03

A coordenação motora é muito trabalhada no esporte, pois a prática faz com que a criança se modifique a cada dia. Independente das suas limitações, sempre haverá um progresso em seus movimentos através da concentração, que é alcançada por meio da diminuição da ansiedade.

Ter Responsabilidade e Comprometimento – 04

São palavras “pesadas” se tratando de crianças, mas é isso que elas aprendem com a prática de esportes. Desde cedo, a criança que pratica esporte aprende a ter responsabilidade e comprometimento naquilo que escolheu a fazer.

Seguir Regras, Colaborar, Aprender a Dividir – 05

Todo esporte possui regras, que são estabelecidas previamente. Assim, a criança que faz alguma modalidade esportiva aprende a seguir as regras, de forma natural, pois isso já faz parte da prática.

Além disso, ela aprende a colaborar e a dividir também, deixando o egoísmo de lado.

Criança que Pratica Esporte é Diferenciada – 06

Tenha sempre como entendimento que o corpo humano é uma maquina que precisa sempre ser trabalhada. A nossa maquina precisa de movimento. Pensando desta forma, sabemos que desde cedo, temos que treinar o desenvolvimento motor e também neurológico dos pequenos.

A criança que pratica esporte será um adulto com uma Mentalidade mais Ajustada, pois ela já saberá desde cedo o significado de muitas palavras, principalmente a responsabilidade.

E também saberá a importância de cuidar da saúde, de não ser sedentário, de ter uma alimentação saudável, dormir bem e ficar longe das drogas. E esses são benefícios que farão parte da vida da criança. Neuropediatra pode acompanhar qualquer tipo de desenvolvimento.

Quais os benefícios do esporte na infância?

benefícios do esporte para crianças e adolescentes

  • Ajuda a incorporar hábitos saudáveis.
  • Desenvolve a coordenação motora.
  • Aprimora a cognição.
  • Estimula a convivência em grupo.
  • Combate a obesidade infantil.
  • Ensina a respeitar regras.
  • Prepara para lidar com frustrações.
  • Diminui o risco de doenças mentais.
Qual é a importância da prática de esportes?

Um dos maiores benefícios da prática esportiva é o aumenta da capacidade cardíaca. A importância da prática de atividade física e os benefícios da prática esportiva não se resume a elementos vantajosos para o corpo humano, mas também é fundamental para a mente e a sociabilidade do indivíduo.

Qual a importância do esporte no desenvolvimento escolar?

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências

O que é a iniciação esportiva?

Procurando uma iniciação esportiva que contemple toda a complexidade humana, a entende como o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, não implicando

O que é o esporte da escola?

A ideia central defendida é a de que a escola pode produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invés de reproduzir as práticas de esporte hegemônicas na sociedade, como escreveu Bracht, estabeleça com elas uma relação de tensão permanente, intervindo na história cultural da sociedade.

Vimos aqui alguns benefícios do esporte para crianças.

Todos esses benefícios são alcançados de modo espontâneo, pois a criança vai mudando gradativamente, sem perceber, sem pressão ou cobranças. E aqui está a importância de gostar do que faz.

Dúvidas e Sugestões Aqui: