Verdadeiro Significado do Natal no Desenvolvimento das Crianças: Ano após ano. E o natal são: Presentes e mais e mais presentes… e o Papai Noel é claro!  Mas será que este é o Verdadeiro Significado do Natal, que devemos ensinar às crianças?

O Verdadeiro Significado do Natal

Em plena era Digital, onde as crianças, adolescentes e adultos passam tanto tempo em frete a uma tela que até a china, já está com a intenção de intervir mais uma vez, no direito de ir e vir do cidadão. Para as crianças das novas gerações, este tempo natalino consiste em, praticamente, apenas duas coisas. Papai Noel e Presentes.

Papai Noel,Presentese .

Qual o Impacto da Separação na vida das Crianças?

Isto é importante. No entanto, o momento idealizado para o Natal é muito mais do que ganhar presentes, Isso é necessário que as crianças percebam aprendam e vivenciem o que realmente é o significado do Natal. Veja a seguir algumas dicas para fazer isto acontecer. Responsáveis, pais, tios, primos, amigos, avos e outros precisam aprender a manipular as crianças. Visando o bom desenvolvimento.

O Verdadeiro Significado do Natal e os Pequenos Ajudantes

Podemos envolver as crianças em inúmeras tipos de atividades natalinas, dentro de casa ou até mesmo como oportunidades de passeio:

  • Escolher as Decorações para as festividades;
    • Montar a Arvore de Natal,
      • Conhecer Lugares na própria cidade com enfeites natalinos
  • Criar e entregar Cartões de natal;
    • Ensine desde de cedo ao pequeno a honestamente, querer o bem do próximo,
  • Ligações para amigos e
  • Ligações para familiares;
    • É um momento de prosperidade,
  • Preparo dos tradicionais doces de Natal.

Envolver as crianças em todos estes preparativos para a festa de Natal e até mesmo em outros rituais que possam fazer parte das suas festas é uma forma de fazer com que elas percebam que o natal é muito mais do que uma simples noite passada ansiosamente olhando para o relógio, à espera da meia noite, para finalmente abrir os presentes e partir para a comilança. Apresentando aos pequenos o Verdadeiro Significado do Natal!

Como é o Natal do Brasil?
A comemoração começa à meia-noite do dia 24 de dezembro, com a tradicional ceia de Natal, onde podemos encontrar pratos tão típicos como a rabanada, o chester, o peru, os bolinhos de bacalhau (herança da colonização portuguesa), entre outros.

Com ou sem Religião, este é o Aniversário de Jesus

O Natal tem um motivo para existir. Ele existe porque Jesus Cristo nasceu. Sendo assim, é importante recordar que este dia é o aniversário de Jesus. Tradições religiosas são importantes, mas não é o foco aqui. Acreditando ou não, por exemplo, não sou religioso. Porém, não vejo problema em difundir uma história que é amor. Nada mais que isso.

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Se elas são praticadas ou não em sua família, nada impede que, neste momento, todos possam ler juntos a história do nascimento do menino Jesus. Isto pode ser através da Bíblia ou através de livros didáticos apropriados.

Qual é a origem da árvore de Natal?
Nascia aí a Árvore de Natal. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510. Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa.

Apenas procure ensinar qual é a origem do Natal e o motivo para tanta festa. Além disso, explique que os presentes são apenas uma forma de demonstrar afeto nesta data tão especial.

Integrando o Presépio na Decoração de Natal

Verdadeiro Significado do Natal no Desenvolvimento das Crianças

Uma das formas de demonstrar às crianças a história do nascimento do menino Jesus é integrar um presépio à sua decoração natalina.

Se o seu presépio for muito antigo ou muito frágil para mãos pequeninas, tente adquirir um novo presépio mais barato, com o qual as crianças possam interagir.

Qual é o verdadeiro significado do Natal?
O que é o Natal: O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. A palavra “natal” significa “do nascimento”.

Aproveite para ler a história de Jesus próximo ao presépio, e permita que as crianças “encenem” a história com as peças do presépio, conforme esta se vai desenrolando.

Aproveitando os Filmes para Ensinar o Verdadeiro Significado do Natal

 

Além das histórias sobre o nascimento de Jesus e do presépio, também existem outros contos de Natal. Procure aqueles livros e aventuras que, fogem da ideia de presentes, Papai Noel, renas e árvore de Natal, e proporcionam emocionantes lições de vida.

Lembre-se de que o objetivo é mostrar às crianças o Verdadeiro Significado do Natal.

Como Lidar com os Presentes

Limite o número de presentes. Procure não exceder a três presentes por criança, principalmente porque foi esta quantidade de presentes que o Menino Jesus recebeu dos três reis magos.

O Verdadeiro Significado do Natal

É uma excelente maneira de mostrar às crianças que não é o valor monetário que mais interessa, e sim a intenção, confeccionar os presentes de Natal que gostariam de oferecer, em vez de os comprar. Poupa-se nos presentes e ganha-se em dedicação e carinho.

Espirito Natalino

Espírito natalino … O Verdadeiro Significado do Natal é de ajuda ao próximo e harmonia.

Mapa do Site – Conheça o Neuropediatra SP

Você Conhece o Calendário de Advento?

A expectativa que antecede o Natal pode ser incorporadas em um calendário de Advento, que faz a contagem decrescente a partir do dia 1 de Dezembro até ao dia 24.

Existem calendários prontos, em que abrimos um chocolate a cada dia. Mas podemos criar nosso próprio calendário familiar. Por exemplo, todos os dias pode ser aberto um embrulho que contém uma mensagem ou uma pequena lembrança para uma pessoa da família.

E as Músicas de Natal?

Incorpore as músicas de Natal nas tradições da sua família, principalmente na última semana que antecede os dias 24 e 25 de Dezembro.

Apesar de clássicos como A Rena Rodolfo ou A Todos um Bom Natal serem sempre um grande sucesso, procure ensinar às crianças outros temas, como O Menino está Dormindo ou Canção de Natal que demonstram o verdadeiro significado desta que é uma das mais importantes festas do ano.

Natal é Tempo de Família

Saiam de casa em família e desfrutem de tudo que esta época tem para oferecer. Não apenas de shoppings cheios de papais Noéis e de cinema natalino. Atividades como visitar uma exposição natalina num museu, assistir a uma peça de teatro sobre o tema ou ouvir um concerto de Natal com coro de Igreja também são ideias inspiradoras.

Árvore de Natal do Ibirapuera 2017 é Inaugurada

O Voluntariado Também tem o seu Valor

Nesta época festiva, também voltamos a nossa atenção para aquelas pessoas que pouco ou nada têm para a mesa de Natal. Assim, ajudar quem mais precisa é um dos gestos mais nobres da época natalina. Além disso, é uma excelente oportunidade para mostrar aos pequenos que mais gratificante do que receber, é dar.

Envolva-os na escolha de roupa usada para doar, na compra de brinquedos novos para crianças desfavorecidas ou de alimentos para entregar.

Lembre-se de dar o Exemplo

Se você deixar a agitação e o consumismo natalício dominar o seu ambiente, as crianças também vão ser influenciadas por esses mesmos valores.

Se, por outro lado, sua família viver esta época de forma descontraída, em, recordando velhas tradições ou criando novas, as crianças vão compreender que o espírito de Natal está no amor e na entrega ao próximo, e não na quantidade de presentes debaixo da árvore de Natal.

Este é o Verdadeiro Significado do Natal.

Verdadeiro Significado do Natal

Desejamos um Feliz Natal e um próspero ano novo a você.
Deixe seu comentário, iremos sempre acompanhar e ajuda no desenvolvimento de seu filho.

Mais Informações sobre o Natal pela Internet

Texto de 2016, atualizado em 2017. Corrigido e modificado em 2018 e agora recém auditado para 2019. Boas festas.

Dúvidas e Sugestões Aqui: