Coronavírus, as Amizades e o Impacto no Desenvolvimento Infantil – Quarentena, isolamento social, home office, convivência 24h por dia, jogos e brincadeiras, filhos correndo pela casa… O momento é de confusão, de cobranças e de muitas dúvidas.

E por mais que vocês, pais, se sintam desesperados por não saberem o que fazer e por terem preocupações da vida adulta, as crianças também têm suas dúvidas e são impactadas pelo ambiente como um todo.

Isso, porque estão expostas a uma nova realidade, a uma rotina diferente e a restrições que eles não entendem exatamente o motivo. Sem contar, os próprios sentimentos e os reflexos das angústias de seus pais, que mesmo não querendo, podem acabar descontando as suas frustrações nos pequenos.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre o Impacto do Coronavírus nas Amizades e no Desenvolvimento Infantil. Coronavírus, as Amizades e o Impacto no Desenvolvimento Infantil.

A Importância da Comunicação

Primeiramente, é importante tentar explicar ao seu filho, somente o necessário e, de acordo com a faixa etária dele, o cenário atual para que se proteja, crie confiança e não fique totalmente dependente de vocês. Assim como, também é fundamental adaptar a rotina da casa à nova realidade, porque, desta forma, ele se manterá ocupado e sentirá menos a falta de seus amigos.

Dependendo da idade, uma boa forma de apresentar as mudanças é comparar a situação atual às férias escolares, período em que cada criança passa um tempo com os seus pais ou responsáveis. Porém, devem explicar que o intuito deste distanciamento físico é de preservar as suas vidas e a de seus entes queridos. Por isso, estão passando mais tempo dentro de casa. Coronavírus, as Amizades e o Impacto no Desenvolvimento Infantil.

Porém, ao se sentir frustrada, ignorada ou sem uma resposta convincente às suas perguntas sobre onde estão os amigos e porque não pode vê-los, o pequeno tende a ficar estressado. E quando isso acontece, pode se tornar tóxico para o pequeno e causar quadros de desequilíbrio hormonal, o que acaba sobrecarregando o sistema cardiovascular e, prejudicando assim, o desenvolvimento infantil, a curto, a médio e a longo prazos.

E a exemplo destas consequências podem citar quadros de:

  • Ansiedade;
  • Baixa na imunidade;
  • Depressão;
  • Medos;
  • Queda no rendimento escolar;
  • Transtornos do Sono;
  • Traumas que podem perdurar até a vida adulta.

Dicas de Como Entreter a Criança em Tempo de Coronavírus

Diante de tudo isso, e para evitar que estas complicações ocorram, uma das formas de tentar sanar esta falta que as crianças sentem dos amigos, em tempo de coronavírus, é conversar com os demais pais, e juntos, estipularem algumas horas por dia para que seus filhos possam conversar e brincar por ligação ou por chamada de vídeo – existem algumas ferramentas que proporcionam a participação com mais de três pessoas simultaneamente.

Ocupar o tempo delas com atividades físicas ou ensinando conteúdos novos, de uma forma descontraída e sem que você gaste um tempo que não tem, é importante para estimular o desenvolvimento infantil dos pequenos.

E uma maneira de fazer isso é exemplificando, por meio das tarefas domésticas e informações didáticas, como: diferenciar as cores ao cozinhar ou ao arrumar o guarda-roupa (experiência sensorial); a exercitar os músculos ao misturar o suco (foco para não derramar); a segurar uma pá ou potes para congelar alimentos – uma forma de testar o equilíbrio, por exemplo.

Mas, se precisar de um período para resolver assuntos pessoais, domésticos ou do trabalho, permita que utilize algum aparelho eletrônico, mesmo que extrapole o combinado da rotina normal. Este gesto não supre o contato físico de um amigo, mas mantêm a criança distraída.

Caso a escola tenha preparado uma programação para aulas à distância, devido ao novo coronavírus, tentem organizar para que o pequeno não seja prejudicado na aprendizagem. Mas lembre-se, o importante nessas horas não é se cobrar ou se comparar com as outras famílias, mas levar em consideração as necessidades de seu filho e de sua família. E se precisarem de ajuda ou tiverem dúvidas de como lidar com o momento mundial atual, procure um especialista, como o Neurologista Infantil. Coronavírus, as Amizades e o Impacto no Desenvolvimento Infantil.

Dúvidas e Sugestões Aqui: