Coronavírus (Covid-19): O que você Responsável Deve Saber: O Covid-19 foi descrito como uma pandemia pela OMS ou Organização Mundial da Saúde. Ok, mas o que é que isso de fato significa? Caracterizar o Covid-19 como uma pandemia não é uma indicação de que o vírus se tornou mais mortal. É sim um reconhecimento da propagação geográfica da doença.

Coronavírus (Covid-19): O que você Responsável Deve Saber

Como conhecemos O UNICEF, já vinha se preparando e respondendo à epidemia de Covid-19 em todo o mundo, sabendo que o vírus poderia se espalhar para crianças e famílias em qualquer país ou comunidade. Então O UNICEF com certeza, lutará e continuará trabalhando com os governos e seus parceiros para interromper a transmissão do vírus e manter as crianças e suas famílias seguras.

Coronavírus (Covid-19): O que você Responsável Deve Saber

Hoje estou bombardeado de Informação online mas O que devo fazer?

Existem muitos mitos e informações erradas sobre o coronavírus sendo compartilhados online – incluindo como o Covid-19 se espalha, como se manter seguro e o que fazer se você estiver preocupado com a contaminação pelo vírus.

Portanto, é importante ter cuidado ao procurar informações e conselhos. Esta página contém informações e recomendações sobre como reduzir o risco de infecção, se você deve ou não levar suas criança para a escola, se é seguro para as mulheres grávidas e para amamentação e as precauções que devem ser tomadas ao viajar. Além disso, a Opas/OMS e o Ministério da Saúde possuem páginas em seus sites que abordam algumas das perguntas mais frequentes.Também é importante manter-se atualizado sobre viagens, informações, recomendações e notícias e outras orientações fornecidas pelas autoridades nacionais (Ministério da Saúde) ou locais.

Como o vírus Covid-19 se propaga?

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Coronavírus (Covid-19): O que você Responsável Deve Saber

Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal.

Esses sintomas são semelhantes aos da gripe (influenza) ou do resfriado comum, que são muito mais frequentes do que Covid-19. É por isso que os testes são necessários para confirmar se alguém tem Covid-19 ou Coronavírus.

É importante lembrar que as principais medidas de prevenção são as mesmas: lavagem frequente das mãos e higiene respiratória (quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um cotovelo flexionado ou um lenço de papel e depois jogue fora o lenço de papel em uma lixeira que tenha tampa).

Ainda não existe vacina contra o Covid-19 mas é importante manter suas vacinas e as de suas crianças atualizadas.

Como posso evitar o risco de infecção?

Aqui estão três precauções que você e sua família podem tomar para evitar a infecção:

Qual é a melhor maneira de lavar as mãos corretamente?

  • Passo 1
    • Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
  • Passo 2
    • Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
  • Passo 3
    • Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, por pelo menos 20 segundos
  • Passo 4
    • Enxágue abundantemente com água corrente
  • Passo 5
    • Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual

Lave as mãos frequentemente, principalmente antes de comer; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; e depois de ter ido ao banheiro.Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool.

Devo usar uma máscara cirúrgica?

O uso de máscara cirúrgica é recomendado se você tiver sintomas respiratórios (tosse ou espirro) para proteger os outros. Se você não tiver nenhum sintoma, não há necessidade de usar uma máscara.O uso de máscara cirúrgica apenas não é suficiente para interromper as infecções e deve ser combinado com a lavagem frequente das mãos, cobrindo a boca e o nariz quando espirrar e tossir, e evitando o contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de gripe ou resfriado (tosse, espirro, febre).

Covid-19 afeta crianças?

Esse é um vírus novo e ainda não sabemos o suficiente sobre como ele afeta crianças ou mulheres grávidas. Sabemos que é possível que pessoas de qualquer idade sejam infectadas pelo vírus, mas até agora houve relativamente poucos casos de Covid-19 entre crianças. O vírus é fatal em casos raros, até agora principalmente entre pessoas idosas com condições médicas preexistentes.

O que devo fazer se minha criança tiver sintomas de Covid-19?

Se os sintomas se agravarem, procure atendimento médico, mas lembre-se de que os sintomas da Covid-19, como tosse ou febre, podem ser semelhantes aos da gripe ou do resfriado comum – que são muito mais frequentes.

Continue seguindo boas práticas de higiene respiratória e das mãos, como lavar as mãos regularmente, e mantenha as vacinas de suas crianças atualizadas – para que estejam protegidas contra outros vírus e bactérias que causam outras doenças.Como em outras infecções respiratórias, como a gripe, procure atendimento o quanto antes se você ou sua criança perceber o agravamento dos sintomas.

A capital registra 34 casos confirmados para a Covid-19. Além disso, mais 191 notificações estão em investigação

Coronavírus em Brasilia com Crianças

A expansão de casos de coronavírus no Distrito Federal começa a atingir inclusive os mais jovens. Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (18/3), a Secretaria de Saúde informou que quatro crianças estão internadas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) com suspeita de Covid-19. A pasta não informou qual a forma de contágio ou a idade dos pacientes.

A capital registra 34 casos confirmados para a Covid-19. Além disso, mais 191 notificações estão em investigação. Do total de diagnósticos, cinco ocorreram por transmissão local, quando a contaminação acontece na cidade e é possível apontar a origem. Antes desses registros, todos os infectados eram viajantes que voltaram ao DF.

A primeira paciente diagnosticada com coronavírus, uma mulher de 52 anos moradora do Lago Sul, está internada em estado grave na unidade de terapia intenciva (UTI) do Hran. Nesta quarta, segundo boletim da Secretaria de Saúde, ela teve piora no quadro respiratório e precisou ser colocada em coma induzido. O estado dela é considerado grave.
Abertura de leitos

“Estamos disponibilizando 90 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 15 no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e outros 15 no Hran”

Durante coletiva à imprensa, o novo secretário de Saúde, Francisco de Araújo Filho, informou que abrirá 90 leitos de UTI nas unidades de saúde da capital. “Estamos disponibilizando 90 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 15 no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e outros 15 no Hran”, garantiu. De acordo com Francisco, mais leitos devem ser abertos na próxima semana.

Outra demanda da Secretaria de Saúde é em relação ao atendimento volante, que encaminharia profissionais da saúde à casa de pessoas com suspeita do novo coronavírus. Entretanto, há excesso de demanda na pasta. De acordo com Ricardo Tavares, secretário adjunto de Assistência à Saúde, até mesmo o site do Ministério da Saúde está congestionado. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Segurança para desafogar o sistema”, frisou.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Segurança para desafogar o sistema”, frisou.

Mais Informações na Internet