O que faz o Neurologista Infantil? Resumindo de forma rápida A Neurologia Infantil, a qual é também conhecida popularmente como neuropediatria, é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

O que faz o Neurologista Infantil?

O que é a neurologia pediátrica?

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma especialidade ou sub-especialidade médica dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou na adolescência.

Quando se deve procurar um neurologista? 5 sintomas que indicam que você deve se consultar com um neurologista

  • Dor de Cabeça.
    • A famosa e indesejável dor de cabeça pode ser a primeira indicação de problemas neurológicos.
  • Dormência ou formigamento.
  • Confusão mental e perda de memória.
  • Distúrbios do sono.
  • Fraqueza muscular.

Neurologista Infantil que Assiste o Desenvolvimento Neurológico

Podemos dizer também que é o Neurologista infantil o especialista da neurologia que acompanha todo o desenvolvimento neurológico das crianças e adolescentes através de diversos tipos de exames clínicos de forma minuciosa. Além de análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.

Para que fique mais fácil identificar as funções deste profissional da medicina, os principais problemas que devemos procurar o especialista neuropediatra e principalmente em uma clínica neurológica são:

O que faz o Neurologista Infantil?

O insucesso de desenvolvimento é um atraso no crescimento e no aumento de peso que pode levar a atrasos no desenvolvimento e na maturação.

Problemas de saúde e falta de nutrição apropriada são causas do insucesso de desenvolvimento.

O diagnóstico se baseia nos valores tabelares de crescimento da criança, em exame físico, histórico dos problemas de saúde e no ambiente doméstico.

A criança subnutrida durante o primeiro ano de vida pode apresentar atrasos de desenvolvimento.

O tratamento inclui uma dieta nutritiva e o tratamento de problemas de saúde.

Primeiro Ano de Vida

Durante o primeiro ano de vida, o peso e o comprimento de um bebê são tabelados em cada consulta médica para garantir que o crescimento está ocorrendo a uma taxa constante (consulte Crescimento físico de bebês e crianças).

Os percentis são uma maneira de comparar bebês da mesma idade e do mesmo sexo. Dizer que um bebê se encontra no 10º percentil para o peso significa que entre 100 bebês com a mesma idade e do mesmo sexo, 90 pesam mais e 10 pesam menos. Ainda que alguns bebês sejam menores e alguns maiores, eles normalmente permanecem no mesmo percentil à medida que crescem.

O insucesso de desenvolvimento é um diagnóstico considerado para crianças que estiverem consistentemente abaixo do peso, normalmente abaixo do 3.º ao 5.º percentis, em comparação com crianças da mesma idade e do mesmo sexo.

O insucesso de desenvolvimento também é considerado em bebês com uma queda constante nos seus percentis para peso, mesmo que seu peso propriamente dito não seja baixo. O médico pode, por exemplo, ficar preocupado quando um bebê cai do 90º percentil para o 50º (peso médio) em um curto espaço de tempo. Há muitas causas.

Principais: neuropediatria – autismo – neurologia infantil – hipotonia – atraso para falar – paralisia cerebral – TDAH – epilepsia – epilepsia – tics – gagueira – cefaleia – terror noturno – erro inato do metabolismo – síndromes genéticas