Neurologia Infantil, similarmente conhecida como
neuropediatria ou NeuroPediatra, é a especialidade que diagnostica todo o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e ascendência encefálico) e periférico (nervos) dos nossos pequenos ou das crianças.

O que faz o Neurologista Infantil?

Você sabe da Importância e O que faz o Neurologista Infantil? Seu filho pode precisar de auxilio profissional e você ainda não sabe. Identifique o Problema

É o neurologista infantil que acompanha o progresso neurológico das crianças, por intermédio de exame cirurgião acurado e avaliação das aquisições motoras, cognitivas e de dialeto no decorrer do tempo, permitindo descrever e alimentar doenças.

1Quais São as Principais Complicações que o Neurologista Infantil – Neuropediatra trata?

Os principais complicações trazidos ao neuropediatra são:

Dificuldade aluno Dores de cabeça ou cefalalgia Hiperatividade e carência de atenção (TDAH) Tics, gagueira Alteração do dimensão e da maneira da cabeça Epilepsia e crise convulsiva Meningite Dificuldade para andar ou abordar Adiamento para abordar Adiamento para andar Hipotonia (“molinho”, floppy baby)
Distúrbios do sono (como falta de sono, fobia noturno, etc)
Paralisia cerebral Doenças musculares Equívocos inatos do metabolismo Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico Autismo Síndromes genéticas

Quais as doenças ou transtornos que são cuidadas pelo Neuropediatra:

Notas Baixas (Dificuldade na Escola)
• Alterações Comportamentais
• Cefaleias (dores de cabeça)
• Distúrbios do Sono (Parassomias)
• Distúrbios das Eliminações (Enurese e Encoprese)
• Hiperatividade e Déficit de Atenção
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Crises Convulsivas/ Epilepsia
• Paralisia Cerebral
• Doenças Musculares
• Erros inatos do Metabolismo
• Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico

” Se você conversar com vários neurologistas infantis a respeito do tratamento do TEA, é bem possível que receba informações diferentes.

Contudo, a literatura é muito clara no sentido de que devem ser utilizados métodos comportamentais, ou seja, métodos que cientificamente sejam capazes de modular, de alterar o comportamento das crianças.

Classicamente, a terapia do TEA é realizada com uma modalidade de tratamento denominada ABA (análise do comportamento aplicada). Eu costumo solicitar que a ABA (cujo programa e planejamento devem ser realizados por psicólogos), seja associada à fonoaudiologia com métodos comportamentais. Geralmente, necessitamos também de terapia ocupacional para treinamento de atividades de vida diária.”

O que faz o Neurologista Infantil? Neuropediatra Moema
5 (99.67%) 61 votes