Sinais de Atrasos no Desenvolvimento Infantil

0

O desenvolvimento da criança deve ser observado pelos pais e pessoas que fazem parte do convívio com ela, principalmente no sentido de detectar precocemente quaisquer sinais de atrasos no desenvolvimento infantil.

Ficamos ansiosos por aquele momento das primeiras palavras e dos primeiros passos do bebê. Acabamos até comparando o desenvolvimento dos nossos filhos com os filhos dos outros. Isso é inevitável.

Os pais sempre fazem aquelas pesquisas sobre:

“com quantos meses ele começa a andar?”;

“com quantos meses o bebê começa a falar mamãe ou papai”;

“os dentinhos começam a nascer com quantos meses?”.

Essas perguntas são de praxe para quem tem um filho fazer para seus amigos que também possuem filhos ou aqui no consultório também. Quando as respostas não batem com o que está acontecendo com seu filho, geralmente começam as preocupações.

É certo que cada criança tem seu tempo para aprender e se desenvolver. Mas se você notou que algo não está normal, e está com dúvida sobre a possibilidade do seu filho estar com atrasos no desenvolvimento, continue a leitura, para saber quando é necessário procurar ajuda de um especialista.

Tipos de Atrasos no Desenvolvimento Infantil

Entre os aspectos que analisamos em uma criança, para identificar possíveis atrasos, estão:

  • Coordenação motora. Aqui, podem ser as habilidades físicas, como rolar, sentar e andar, ou a capacidade de segurar as coisas e manipular objetos;
  • Linguagem, fala e compreensão,
  • Habilidades de relacionamento;
  • Capacidade de autocuidado, como ações de vestir-se ou usar o banheiro.

Em alguns casos, o atraso no desenvolvimento da criança está relacionado ao parto prematuro, síndrome de Down ou outros problemas.

Dificuldade para falar, problemas na visão e falta de coordenação motora também afetam o desenvolvimento infantil. Assim, é necessário o acompanhamento do especialista, para descobrir um possível problema neurológico na criança.

Além do acompanhamento mensal com o pediatra, procurar o neurologista infantil pode ser importante para diagnosticar algum problema neurológico precocemente. Dessa forma, podemos prescrever o tratamento mais adequado.

Fique Atenta aos Sinais de Atrasos no Desenvolvimento Infantil

Sendo observado que algo não está indo bem, procure ajuda o quanto antes e assim reduzirá os impactos no desenvolvimento da criança. O Neurologista infantil pode acompanhar a criança e indicar o melhor tratamento.

Com o passar dos anos, os sinais de atrasos vão diminuindo. Principalmente na fase escolar, esses sinais podem desaparecer, quando a criança recebe o tratamento adequado.

Em alguns casos, por falta de acompanhamento médico, os sinais de atraso são identificados tardiamente. Mesmo assim, ainda há tratamento. Mas é importante não deixar chegar neste ponto.

Reduza o Impacto dos Atrasos no Desenvolvimento Infantil

Cada criança possui um tempo para poder se desenvolver. Até os 3 anos de idade, a criança vive em um “mundo próprio”. É sempre bom conversar para que a criança entenda o que é realidade e o que é sonho. Procure entender os medos, incentivar a criança a vencer aquilo que tanto a incomoda, fazendo com que ela desenvolva confiança e consiga expressar o que sente.

Não deixe de procurar ajuda. Quanto antes, melhor para a criança. Problemas neurológicos podem fazer com que ela enfrente muitas dificuldades. Contudo, com o tratamento adequado, isto pode ser resolvido, permitindo à criança levar uma vida normal.

Tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho? Marque uma consulta, e deixe-nos ajudar!

 

Sinais de Atrasos no Desenvolvimento Infantil
5 (100%) 87 votes

Dúvidas e Sugestões Aqui: