O Papel da Escola no Desenvolvimento da Criança: Já se perguntou qual é o Papel da escola no desenvolvimento do seu pequeno? Pois é na primeira infância que se formam as bases de aprendizado que serão utilizadas ao longo de toda a vida.

O Papel da Escola no Desenvolvimento da Criança

Vamos inciar por partes, pois a “escola” é um lugar de socialização e, assim, muitos Educadores Consideram a primeira idade – 0 a 3 anos – uma das fases mais importantes para o desenvolvimento social das crianças. Sem contar nenhum tipo de atraso:

Nessa socialização do espaço escolar, temos a possibilidade do aluno “educando” de participar de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu futuro e crescimento como um cidadão e também como pessoa.

Entender seu Papel na Sociedade

É neste estágio do do processo, que a criança inicia o entendimento do seu papel na sociedade. Também é aqui que ele começa a enxergar as derivadas formas de interagir e também de aprender em conjunto com os colegas. Normalmente, os pequenos que tem sua inicialização mais cedo desse convívio, possuem mais facilidade para entender e se colocar no lugar do outro, criando um sentimento de empatia.

O Papel Da Escola

Isso pode ser constatado quando pensamos nos inúmeros conflitos que existem atualmente entre crianças desta faixa etária. Precisamos ressaltar a importância da escola e dos educadores neste processo. Juntamente com a família, a instituição de ensino auxilia para que os pequenos aprendam a propagar a filosofia do respeito, do diálogo e da compreensão.

Desenvolver a Socialização com Qualidade

No entanto, para desenvolver a socialização com qualidade, é necessário que tanto o poder público quanto os profissionais ligados a essa faixa etária estejam verdadeiramente preparados para trabalhar com ética e responsabilidade.

Transtornos Invasivos Do Desenvolvimento Saiba Mais

A escola é um lugar de múltiplas escolhas, de novidades e de vários projetos acontecendo ao mesmo tempo. Tudo isso contribui para que os educandos possam ser felizes e realizar verdadeiramente seu papel de aprendiz.

Mas não podemos esquecer de mencionar que as crianças devem ser tratadas como tal, com respeito e cuidado. A estimulação precoce é um processo divertido que pode ser desenvolvido pela escola com o auxílio de brincadeiras condizentes com a idade das crianças envolvidas.

Socialização Precisa ser Ensinada e Treinada

A socialização precisa ser ensinada para que desde pequenas as crianças consigam conviver com outros seres humanos em harmonia.

O que é o Desenvolvimento Infantil? O Papel da Escola

O desenvolvimento infantil saudável e sem atrasos no desenvolvimento infantil nos primeiros anos (particularmente o nascimento até os três) fornece os elementos básicos para o sucesso educacional, a produtividade econômica, a cidadania responsável, a saúde ao longo da vida, as comunidades fortes e a criação bem-sucedida da próxima geração.

O que podemos fazer durante este período incrivelmente importante para garantir que as crianças tenham uma base sólida para o desenvolvimento futuro?

O Centro sobre o Desenvolvimento da Criança criou este Guia para o Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) para ajudar os pais, cuidadores, profissionais e formuladores de políticas a entender a importância do desenvolvimento na primeira infância e aprender a apoiar crianças e famílias durante esse estágio crítico.

Etapa 1: Por que a primeira infância é importante? O Papel da Escola

Esta seção apresenta a ciência que conecta as primeiras experiências desde o nascimento (e até mesmo antes do nascimento) a futuras capacidades de aprendizado, comportamentos e saúde física e mental isso nO Papel da Escola

Etapa 2: Como o desenvolvimento da primeira infância acontece?

Agora que você entende a importância do DPI, esta seção se aprofunda na ciência, incluindo como as primeiras experiências e relacionamentos impactam e modelam os circuitos do cérebro, e como a exposição ao estresse tóxico pode enfraquecer a arquitetura do cérebro em desenvolvimento.

Etapa 3: O que podemos fazer para apoiar o desenvolvimento infantil?

Entender como as experiências e os relacionamentos iniciais são importantes para o desenvolvimento ao longo da vida é um passo no apoio a crianças e famílias. O próximo passo é aplicar esse conhecimento às práticas e políticas atuais. Esta seção fornece maneiras práticas que os profissionais e formuladores de políticas podem apoiar o DPI e melhorar os resultados para crianças e famílias.

Fontes de Informações

Dúvidas e Sugestões Aqui: