O modo que os pais lidam com os filhos desde pequenos tem grande influência na educação e conduta da criança e terá durante toda a sua vida. Saber dizer não para algumas coisas é essencial para a relação familiar, além de também ser fundamental preparar os filhos para o mundo, ensinando que nem sempre as coisas sairão como elas querem.

Negar alguns pedidos e estabelecer regras pode parecer uma tarefa muito difícil para os pais, que às vezes não conseguem se impor. Mas também pode ser complicado para as crianças que não gostam de obedecer.

Mas será que o comportamento do seu filho manipula você? Acompanhe este artigo para saber, e descubra como lidar com isso.

Sinais de que o Comportamento do seu Filho Manipula Você

Há pais que tentam compensar alguma ausência ou decepção que possam ter causado ao filho por meio de agrados.

Ademais alguns adultos quando veem na obrigação de dizer não à criança, tentam contornar a situação sem ter que literalmente dizer “não”, pois já conhecem a ‘manha’ e a choradeira que estão por vir.

Qualquer conduta excessivamente branda por parte dos responsáveis pode moldar a personalidade de uma criança, de modo que ela tenha reações exageradas ao ser contrariada, como um comportamento explosivo, teimosia, hostilidade, desobediência, sarcasmo e chantagem emocional.

Essa frustração ocorre pois o filho se acostuma a ter suas vontades acatadas pelos pais, que acabam perdendo a autoridade e o respeito. Isso pode causar conflitos dentro e fora de casa, já que a criança não lida bem com regras e disciplina. A escola e a convivência com outras pessoas torna-se algo extremamente difícil para todos.

Tomar as rédeas da criação do filho fazendo-o compreender e obedecer um “sim” e um “não” é um ato de amor, que prepara a criança para a vida e para o mundo, que nem sempre conspira a favor de nossos desejos. Mas os pais se perguntam, como fazer isso?

O Comportamento do seu Filho Manipula Você? – Como Lidar?

Primeiramente, é importante entender que o comportamento inadequado de uma criança pode ser resultado de uma má educação por parte dos pais ou responsáveis. Isso significa que novas medidas devem ser tomadas, de modo a instruir e corrigir tais atitudes da criança.

Provocações e reclamações podem ser ignoradas, mas os pais não devem deixar de lado a desobediência da criança. Atitudes como não cumprir obrigações e tarefas, ou ser agressivo com alguém, não devem ser toleradas e necessitam de uma resposta disciplinar.

O responsável deve ensinar o que é permitido e o que não é, por meio da permissão e negação com firmeza. É necessário mostrar seu contentamento quando a criança obedece, e sua irritação quando ela faz algo errado ou desobedece alguma ordem.

Entrar em um consenso com os outros responsáveis da criança quanto às medidas que devem ser tomadas é muito importante, para que todos possam lidar com a situação e não criar divergências.

Resolver essa situação por si só pode ser muito difícil. Por este motivo, procure a ajuda de um profissional. Não há vergonha alguma em ter conflitos na criação dos filhos, buscar ajuda pode ser uma mão na roda para solucionar os problemas de modo correto, e restabelecer a tranquilidade familiar.

Marque uma consulta com a Psicopedagoga Carolina Burd para tirar suas dúvidas, e ter uma consulta com uma especialista!

O Comportamento do seu Filho Manipula Você?
5 (100%) 12 votes

Dúvidas e Sugestões Aqui: