Dia do Médico Neurologista – 15 de Outubro: No dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Neurologista. Este especialista médico que se Dedica ao Estudo, Investigação, Diagnóstico e Tratamento das Enfermidades que Atingem o Sistema Nervoso Central.

Dia do Médico Neurologista – 15 de Outubro

Quando falamos sobre o neurologista, logo lembramos do médico do Martelinho. Sim, são eles mesmo. O Sistema nervoso central o qual eles tratam conta com:

e os componentes do

Sistema Nervoso Periférico

  • Nervos e
  • Músculos.

Doenças Relacionadas com o Sistema Nervoso

Temos hoje diversas enfermidades ou Doenças que são Relacionadas com o Sistema Nervoso central do ser humano. Assim, o campo de atuação para o Especialista Neurologista abrange com certeza uma extensa área.

Dia do Médico Neurologista – 15 de Outubro

Doenças como

  • Depressão,
  • Irritabilidades,
  • Ansiedade e
  • Pânico

são comumente tratadas por um Psiquiatra, mas o Especialista Médico Neurologista também pode atuar e Auxiliar no Tratamento dessas patologias.

Federação Médica Brasileira Neurologista

A Federação Médica Brasileira parabeniza todos os Médicos Neurologistas! o Blog Neurologista Infantil, manda um abraço à todos Neurologistas SP, Neurologistas do Brasil e também porque não aos profissionais de Neurologia do Mundo todo.

História da Neurologia

No dia do Neurologista, nada melhor que falar de Neurologia. Na metade do século XIX, a neurologia surgiu na França mais precisamente em Paris, com o auxílio dos professores universitário de Salpêtrière. Esses mesmos profissionais impulsionaram a neurologia no Brasil, além também do doutor Antônio Austregesilo Rodrigues de Lima, que focou seus estudos na histeria.

Anualmente são formados 300 novos Neurologistas no Brasil

O professor explica que, para se tornar um médico Neurologista, o médico precisa passar por um Concurso e entrar em um programa de residência médica, que possui um ano de clínica médica, seguido de dois anos de especialidade.

Depois, deve prestar uma prova de título de especialista da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Segundo Pontes Neto, existe uma proposta em avaliação pelo Ministério da Educação de ampliar a residência para quatro anos, como em grande parte dos países da Europa.

O professor aconselha que, para escolher um neurologista, é importante que o paciente observe todas essas credenciais.

“É preciso saber em qual programa de residência ele fez sua formação, se é um programa financiado pelo MEC e também observar se possui o título de especialista. Esses pré-requisitos básicos dão garantia à qualidade da formação do neurologista”, garante.

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) é a maior e mais importante associação dos neurologistas do Brasil. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração inderteminada, congregadora dos que exercem e/ou cultivam a Neurologia e ciências afins no Brasil. Foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de maio de 1962 e registrada no Primeiro Oficio de Registro de Títulos e Documentos da cidade de São Paulo. Representa a Neurologia Brasileira na “World Fereration of Neurology” e dirige a sessão de Neurologia da Associação Médica Brasileira, no Conselho das Especialidades. Tem como fundamento a promoção do desenvolvimento cientifico da Neurologia Brasileira.

Através de suas comissões, discute assuntos amplos, como a Residência Médica em Neurologia e Programas de Ensino da Neurologia a nível de Graduação e Pós-graduação, além de ser um foro de discussão científica e de assuntos relacionados às atividades profissionais do Neurologista.

Promove o Congresso Brasileiro de Neurologia e apoia diversos outros de subespecialidades neurológicas organizados pelos respectivos Grupos de Trabalho.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating / 5. Vote count:

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Dúvidas e Sugestões Aqui: