Bebês Prematuros – Por que o Acompanhamento com Neuropediatra para Bebês Prematuros? Estima-se que anualmente nasçam cerca de 340 mil bebês prematuros no mundo inteiro, ou seja, antes que a gravidez complete as 37 semanas consideradas seguras para o nascimento.

Por Que o Acompanhamento com Neuropediatra é Essencial para Bebês Prematuros?

Estima-se que anualmente nasçam cerca de 340 mil bebês prematuros no mundo inteiro, ou seja, antes que a gravidez complete as 37 semanas consideradas seguras para o nascimento. As causas para esse nascimento prematuro podem ser várias, assim como as consequências que podem surgir por nascer antes do tempo.

Por essa razão, se faz essencial que o prematuro seja acompanhado por um neuropediatra, garantindo assim que todos os cuidados com esse recém-nascido sejam mantidos.

Com os grandes avanços na medicina neonatal, a taxa de sobrevivência de bebês prematuros cresceu, onde atualmente cerca de 80% dos prematuros sobrevivem, até mesmo aqueles que são considerados prematuros extremos, ou seja, que nasceram entre as 24 e 30 semanas de gestação. Mas, esse índice depende dos recursos disponíveis e também dos centros especializados em prematuridade.

Mas, mesmo com a redução na taxa de mortalidade é preciso se preocupar com as doenças que podem surgir nesses prematuros pelo nascimento antes do tempo.

A Importância do Diagnóstico Precoce

Quanto mais precoce for o parto, maior será o risco que esse prematuro terá de desenvolver sequelas, pois a prematuridade pode causar consequências importantes e com o neuropediatra acompanhando desde o nascimento de forma cuidadosa, principalmente nos primeiros dois anos de vida é capaz de evitar uma intervenção precoce.

Esse acompanhamento se faz ainda mais necessário durante o período da pré-escola, pois os problemas com comportamento e aprendizagem se tornam comuns nas crianças que nasceram antes do tempo. O progresso dessas crianças prematuras é avaliado pelo profissional de acordo com seu desenvolvimento infantil, ou seja, de acordo com as habilidades que são adquiridas de acordo com sua faixa etária como por exemplo falar, andar e engatinhar.

Esse acompanhamento do neuropediatra é essencial, pois ele avaliará esse desenvolvimento através da correção da idade.

Oportunidade e Prevenção

O quanto antes a intervenção for realizada, melhor será o prognóstico. Isso porque nos dois primeiros anos de vida da criança prematura, a neuroplasticidade costuma ser intensa, ou seja, o cérebro do bebê tem uma maior capacidade de estabelecer novas conexões neurais para desenvolver algumas habilidades.

É essencial aproveitar bem a oportunidade para a realização das terapias que serão necessárias, por exemplo, caso haja um atraso na fala, uma fonoaudiologia poderá ajudar a corrigir esse atraso e caso seja feito precocemente, os resultados serão mais rápidos e eficazes.

Muitos dos fatores de risco para bebês prematuros podem ser evitados, e mesmo com os avanços que a medicina tem enfrentado a melhor opção ainda é evitar que o parto prematuro aconteça. A mulher precisa fazer todo o acompanhamento pré-natal corretamente, através dos exames e conseguir identificar se não existe nenhuma doença sexualmente transmissível, cuidar da alimentação para evitar a hipertensão arterial, a diabetes gestacional, o gerenciamento do estresse e diversos outros problemas que são comuns durante a gravidez.

Bebês Prematuros, Em uma gestação gemelar, os cuidados são ainda maiores e o acompanhamento regular da gestante com o médico se faz ainda mais essencial.

A maioria das gestações dura 40 semanas. Um bebê nascido antes da 37ª semana é conhecido como um bebê prematuro ou pré-termo. Os avanços médicos significam que mais de 9 em cada 10 bebês prematuros sobrevivem, e a maioria continua a se desenvolver normalmente.

Na Austrália, quase 1 em cada 10 bebês nasce prematuro. A maioria dos bebês australianos prematuros nascem entre 32 e 36 semanas e não têm problemas sérios a longo prazo.

Os bebês (Bebês Prematuros) muito prematuros correm um risco maior de problemas de desenvolvimento. É possível que os bebês nascidos entre 23 e 24 semanas sobrevivam, mas isso é arriscado.

A maioria dos bebês nascidos antes das 32 semanas, e aqueles que pesam 2,5 kg ou menos, podem precisar de ajuda para respirar e podem ser cuidados em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UCIN) até que tenham se desenvolvido o suficiente para sobreviver por conta própria. Os bebês nascidos entre 32 e 37 semanas podem precisar de cuidados em um berçário de cuidados especiais (SCN)

Por que os bebês nascem prematuros?

A causa do nascimento prematuro é desconhecida em cerca de metade de todos os casos.

No entanto, algumas das razões pelas quais os bebês nascem prematuros incluem:

  • gravidez múltipla (gêmeos ou mais)
  • a mãe tem um problema com seu útero ou colo uterino
  • a mãe apanha uma infecção
  • a mãe tem uma condição médica que significa que o bebê deve ser entregue mais cedo, como por exemplo, pré-eclâmpsia
  • a mãe tem um problema de saúde como a diabetes
  • um histórico de nascimento prematuro

Se você estiver grávida de menos de 37 semanas e sentir qualquer um dos sinais de trabalho de parto prematuro, como contrações, quebra de suas águas, sangramento, um “show” de muco da vagina ou uma diminuição repentina dos movimentos do bebê, entre imediatamente em contato com seu médico ou com a suíte de partos mais próxima.

Por que o Acompanhamento com Neuropediatra para Bebês Prematuros?

Pode ser possível retardar ou interromper o trabalho de parto. Mas a cada dia o bebê permanece dentro de seu útero, quanto maior sua chance de sobrevivência.

O que acontecerá no parto?

É melhor para bebês muito prematuros nascer em um hospital que tenha uma UCIN. Se o hospital onde o bebê nasce não tiver uma UCIN, você e seu bebê poderão ser transferidos para outro hospital.

Quando você estiver em trabalho de parto, poderá receber remédios para interromper as contrações por um tempo. Isto permite que você seja transferido para outro hospital, se necessário. Você também pode receber injeções de corticosteroides 12 a 24 horas antes do nascimento para ajudar os pulmões de seu bebê a funcionar mais eficientemente.

Os bebês prematuros podem nascer muito rapidamente. Geralmente, eles nascem através da vagina. Entretanto, em alguns casos o médico pode decidir que é mais seguro dar à luz o bebê via cesariana. Seu médico discutirá esta decisão com você.

Uma equipe médica da unidade neonatal (recém-nascido) estará presente para o parto. Assim que seu bebê nascer, eles cuidarão do bebê em seu quarto, possivelmente usando uma cama de reanimação neonatal (bebê). A equipe manterá seu bebê quente e o ajudará a respirar com uma máscara de oxigênio ou tubo de respiração, e possivelmente com remédios. Alguns bebês precisam de ajuda para manter seu coração batendo com ressuscitação cardio-pulmonar (RCP) ou com uma injeção de adrenalina.

Uma vez que seu bebê esteja estável, eles podem ser transferidos para a UCIN ou SCN.

Qual será o aspecto do meu bebê prematuro?
Os bebês nascidos entre 36 e 37 semanas geralmente se parecem com bebês pequenos e a termo. Os bebês muito prematuros serão pequenos (talvez cabendo na sua mão) e parecerão muito frágeis.

  • Pele
    • pode não estar totalmente desenvolvida, e pode parecer brilhante, translúcida, seca ou escamosa. O bebê pode não ter nenhuma gordura sob a pele para mantê-los quentes.
  • Olhos
    • as pálpebras de bebês muito prematuros podem ser fundidas no início. Em 30 semanas eles devem ser capazes de responder a diferentes visões.
  • Desenvolvimento imaturo
    • seu bebê pode não ser capaz de regular sua temperatura corporal, respiração ou ritmo cardíaco. Eles podem se contrair, ficar rígidos ou coxear ou ser incapazes de ficar alerta.
  • Cabelo
    • seu bebê pode ter pouco cabelo na cabeça, mas muitos pêlos macios no corpo (chamados de “lanugo”).
  • Genitais
    • os genitais do bebê podem ser pequenos e subdesenvolvidos.

O desenvolvimento de seu bebê prematuro

Algumas questões comuns para bebês prematuros incluem:

  • problemas respiratórios
  • problemas cardíacos
  • problemas em seu trato digestivo
  • jaundice
  • anemia
  • infecções

A maioria dos bebês prematuros se desenvolverá normalmente, mas eles correm maior risco de problemas de desenvolvimento, portanto, precisarão de controles regulares de saúde e desenvolvimento no hospital ou com um pediatra. Se você estiver preocupado com o desenvolvimento de seu filho, fale com seu médico.

Os problemas que podem ocorrer mais tarde em crianças que nasceram prematuramente incluem:

  • atrasos linguísticos
    • atrasos da Fala
  • problemas de crescimento e movimento
  • problemas com os dentes
  • problemas de visão ou audição
  • dificuldades de pensamento e aprendizagem
  • problemas sociais e emocionais

Como calcular a idade corrigida de seu bebê

Quando você estiver julgando se seu bebê prematuro está se desenvolvendo normalmente, é importante entender a “idade corrigida” deles.

A idade corrigida é a idade cronológica de seu bebê menos o número de semanas ou meses em que ele nasceu mais cedo. Por exemplo, um bebê de 6 meses de idade que nasceu 2 meses mais cedo teria uma idade corrigida de 4 meses. Isso significa que eles podem estar fazendo apenas as coisas que outras crianças de 4 meses fazem. A maioria dos pediatras recomenda corrigir a idade ao avaliar o crescimento e o desenvolvimento até que seu filho tenha 2 anos de idade.

Quando chegar a hora de voltar para casa
O hospital não enviará seu bebê para casa até que eles estejam confiantes de que tanto o bebê quanto você estejam prontos. A equipe se certificará de que você compreenda como cuidar de seu bebê em casa. Eles também lhe mostrarão como usar qualquer equipamento que você possa precisar.

Você precisará de consultas para consultar um neonatologista (médico recém-nascido) ou um pediatra. Seu filho local e a enfermeira de saúde da família também o verão regularmente.

É normal sentir-se um pouco preocupado quando você mesmo está cuidando de seu bebê depois de tanto tempo no hospital. Leve-o lentamente em um ambiente calmo e tranqüilo até que ambos se acostumem a estar em casa.

Se você precisar de apoio, entre em contato com a linha de apoio 24 horas da Miracle Babies Foundation no número 1300 622 243.

Você também pode ligar para Pregnancy, Birth and Baby no 1800 882 436 para falar com uma enfermeira de saúde materno-infantil.

Mais Informações sobre Bebes prematuros na Internet