Dores de Cabeça em Crianças: Dores de cabeça em crianças são comuns e geralmente não são graves. Como os adultos, as crianças podem desenvolver diferentes tipos de dores de cabeça, incluindo enxaquecas ou dores de cabeça relacionadas ao estresse (tensão). As crianças também podem ter dores de cabeça crônicas diariamente.

Dores de cabeça em crianças – Sintomas

As crianças têm o mesmo tipo de dor de cabeça que os adultos, mas os sintomas podem ser diferentes. Por exemplo, a dor da enxaqueca em crianças pode durar menos de quatro horas, enquanto que em adultos as enxaquecas duram no mínimo quatro horas.

Diferenças nos sintomas podem dificultar a identificação do tipo de dor de cabeça em uma criança, especialmente em uma criança mais nova que não consegue descrever os sintomas.

Enxaqueca

Enxaquecas podem causar:

• Dor de cabeça latejante;
  • Dor que piora com o esforço;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dor abdominal;
  • Sensibilidade extrema à luz e som.

Até mesmo bebês podem ter enxaquecas. Uma criança que é jovem demais para comunicar a dor, pode segurar sua cabeça para indicar dor severa.

Dor de cabeça tensional

Dores de cabeça tensional podem:

• Causar pressão nos músculos da cabeça ou pescoço
  • Causar dor não latejante pulsátil em ambos os lados da cabeça, de nível leve a moderado;
  • Apresentar um tipo de dor que não se agrava com atividade física;
  • Dor de cabeça que não acompanhada de náuseas ou vômitos, como visto frequentemente em casos de enxaqueca.

As crianças mais novas podem desistir de brincar regularmente e querem dormir mais. Dores de cabeça tipo tensão podem durar de 30 minutos a vários dias.

Cefaleia em Salvas

Cefaleias em salvas são incomuns em crianças com menos de 10 anos de idade. E normalmente:

• Ocorrem em cinco ou mais episódios, variando de uma dor de cabeça a cada dois dias até oito por dia.
  • Envolve dor aguda em um lado da cabeça que dura menos de três horas.
  • Lacrimejamento, congestão, corrimento nasal ou agitação ou agitação são sintomas comuns.

Dores de cabeça em crianças – Causas

Vários fatores podem levar seu filho a desenvolver dores de cabeça. Suas causas incluem:

Doenças e infecções

Doenças comuns, como resfriados, gripes e infecções de ouvido e sinusite são algumas das causas mais frequentes de dores de cabeça em crianças. Infecções mais graves, como meningite ou encefalite, também podem causar dores de cabeça, mas geralmente vem juntamente associadas por outros sinais e sintomas, como febre e rigidez de nuca.

Trauma na cabeça

Galos também podem causar dores de cabeça. Embora a maioria dos ferimentos na cabeça sejam menores. Procure atendimento médico imediato se seu filho cair com força atingindo a área da cabeça ou caso bata com força na cabeça.

Fatores emocionais

Estresse e ansiedade – talvez desencadeados por problemas com colegas, professores ou pais – podem ter um papel na dor de cabeça das crianças. Crianças com problemas psicológicos, como depressão podem queixar-se de dores de cabeça, particularmente se tiverem problemas em reconhecer sentimentos de tristeza e solidão

Predisposição genética

Dores de cabeça, especialmente enxaquecas, tendem a ocorrer em famílias.

Certos alimentos e bebidas podem provocar dores de cabeça, assim como aditivos alimentares. Além disso, muita cafeína – contida em refrigerantes, chocolates, cafés e chás – pode causar dores de cabeça.

Problemas no cérebro

Raramente um tumor cerebral ou abscesso ou sangramento no cérebro pode pressionar áreas do cérebro, causando uma dor de cabeça crônica e piora. Normalmente, nesses casos, no entanto, há outros sintomas, como problemas visuais, tontura e falta de coordenação.