O que é Neurologia Infantil? A Neurologia Infantil ou Neuropediatria, como é também conhecida, é uma especialidade médica que estuda e desenvolve tratamentos de doenças estruturais que estão ligadas ao Sistema Nervoso Central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (músculos e nervos) de crianças e adolescentes.
Neurologia Infantil – Definições e Tratamentos
O termo estrutural se refere que há lesões genéticas (DNA), bioquímica (falta uma proteína que ajuda a desenvolver órgãos e tecidos) e até tecidual (alterações morfológicas e má formação nos tecidos).
É função da profissão da Neurologia Infantil avaliar crianças e adolescentes de um ponto de vista das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem, no nascimento até o final da adolescência.
Formas de Você se Tornar um Neurologista Infantil
Existem duas formas de você se tornar um neurologista infantil: Fazer residência médica em pediatria ou em neurologia seguido de uma especialização em neurologia infantil. A especialização demora em média, 06 (seis) anos.
Trata-se então, de um treinamento diferenciado e de longo período para exercer-se nesse campo dentro da medicina específica. Essa especialização permite uma melhor relação entre médico-paciente, já que o tratamento tende a ser prolongado, por serem diretamente ligadas às doenças crônicas.
É comum os pais de crianças irem ao Neurologista e neste caso é o Neurologista Infantil ou Neuropediatra SP através de encaminhamentos de outros consultórios, por profissionais de outras áreas. Os problemas neurológicos comuns são questões
- Genéticas e
- Hereditárias,
traumas mecânicos e até mesmo problemas neurológicos severos.
O neuropediatra tem como função essencial dar um diagnóstico e um prognóstico em pacientes infantis, fazer uma orientação terapêutica e aconselhamento.
Atuações mais Comuns
O neuropediatra ou neurologista infantil recebe corriqueiramente casos e demandas escolares, como as Dificuldades dentro desse Âmbito, Atraso na Fala e também atraso na Caminhada, Síndrome do Sono, Distúrbios do Sono, Dores de Cabeça e qualquer outra situação Relacionada ao Sistema Nervoso Central.
Dúvidas? Procure nosso Facebook
Com o avanço da tecnologia científica, área que envolve o trabalho da neurologia infantil, se tornou mais facilmente de manusear casos complicados e serem detectados. Exames de imagem, bioquímica e eletroencefalografia ajudam a dar um diagnóstico mais completo para que se possa, desta forma, dar o melhor prognóstico e o método de tratamento.
Outros Campos de Atuação
O neuropediatra não atua somente nos procedimentos citados acima, no seu campo de atuação que é amplo e pode-se trabalhar entre instituições e clínicas, eles auxiliam e ajudam com diagnóstico de casos genéticos, neurofisiológicos, reabilitação e psiquiatria infantil, entre outros.
Qual é o Modelo de Avaliação do Paciente?
Antes de começar exames neurológicos se faz necessário uma entrevista, semi estruturada, conhecida como anamnésia dentro do meio clínico e institucional.
Em seguida, exames físicos que necessitam ser compatíveis com a faixa etária da criança.
Quais dos Alguns Sintomas Encontrados na Neurologia Infantil?
- Alterações Psíquicas
- Distúrbios de Comportamento,
- Distúrbios de Linguagem,
- Distúrbios de Pensamento,
- Retardo no Desenvolvimento Psicomotor e da
- Consciência;
- Alterações da Sensibilidade
- Formigamentos e
- Anestesias;
- Alterações Motoras
- Paralisia em alguma Parte do Corpo,
- Tremores,
- Distúrbios no Equilíbrio e na
- Coordenação,
- alguns movimentos involuntários;
- Paralisia em alguma Parte do Corpo,
Patologias que são Atendidas em Uma Clínica de Neurologia Infantil
- Dificuldade Escolar;
- TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
- Autismo;
- Epilepsia;
- Doenças Musculares;
Todos os Distúrbios têm Cura?
Infelizmente não. Nem todos os tratamentos tem cura, entretanto, os neuropediatras conseguem melhorar o desenvolvimento da criança ou adolescente em um trabalho multidisciplinar e o tratamento pode ser feito também com ajuda de medicamentos.
Nesse caso, se faz necessário averiguar o tratamento mais adequado que o paciente irá precisar, para que assim, a equipe multidisciplinar seja definida de acordo com o grau de comprometimento do seu Déficit, se ele é temporário ou permanente, a partir daí, deve-se montar a equipe.
O tratamento multidisciplinar envolve vários outros profissionais, que são especializados em reabilitação: psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas, tentando desta forma, desenvolver resultados eficientes e visíveis. Preparado para descobrir quando é necessário visitar um Neuropediatra?