Pais estão continuamente se perguntando o que podem fazer para que seus filhos sejam versões melhores deles mesmos. O pensamento crítico (ser capaz de analisar um problema e propor uma solução eficaz) é uma das habilidades mais importantes que seres humanos devem aprender. Habilidades de pensamento crítico e criativo nos ajudam a tomar boas decisões e resolver problemas.

As crianças com boas habilidades de pensamento crítico terão mais sucesso como adultos. Mas o que poucos sabem, é que isso pouco tem a ver com uma criação repleta de regras e punição, e está imensamente mais relacionada a uma criação carregada de amor, carinho e estímulos corretas que crianças precisam vivenciar.

Ensinar seus filhos a se divertir

Estudos mostram que as crianças que sabem preencher o seu tempo sozinhas raramente se sentem isoladas ou solitárias. Em vez disso, eles aprendem a se contentar com qualquer situação que esteja à mão e realmente se divertem sendo criativos.

Ensinar a calma

Muito do nosso dia é cheio de barulho, estímulo e correria, por isso precisamos ensinar nossos filhos a serem calmos. As crianças precisam aprender, no meio de tudo o que está acontecendo, como recuar e ficar sossegadas. Mais tarde, isso ajudará a resolver problemas e apresentar ideias em meio ao caos.

Trabalhar a Criatividade

A criatividade também é importante para acadêmicos que preferem a matemática e as ciências, bem como para sua inteligência social e emocional. Infelizmente, nos dias atuais a criatividade está sendo cada vez menos trabalhada devido aos aparelhos eletrônicos, por isso é necessário que os pais não tornem isso permanente dentro de suas casas.

Espaços criativos

Você também pode designar um espaço para alguns tipos de jogos criativos. A varanda ou garagem para pintura, um canto para brincar de se fantasiar, um tapete para brinquedos de montar como Legos. Isso ajudará a reduzir a bagunça que pode se desenvolver, e ainda permite que as crianças tenham tempo de explorar seus lados criativos.

Deixar as crianças colorir fora das linhas

Não se preocupe se seu filho não está colorindo aquela árvore verde como deveria ser, ou se ele está pintando muito fora das linhas. Isso é só mais um marco de criatividade que deve ser incentivado, e não apreendido.

Ser o exemplo

Você sabia que nossos filhos costumam copiar nossas habilidades para resolver problemas? Não se preocupe caso você se considere uma pessoa que não pensa fora da caixa. Não tenha medo. Você ainda pode criar maneiras de ajudar seus filhos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução criativa de problemas.

Compartilhar Seus Erros

Significa admitir quando você está errado ou cometeu um deslize. Significa levar a culpa quando derruba um copo de leite no chão, e não culpar o cachorro ou fingir que aquilo não aconteceu.

É muito importante mostrar aos nossos filhos que também falhamos, porque queremos que eles vejam que todos cometem erros e saibam reconhecer isso.

Deixar seus filhos se expressarem

Deixar seus filhos expressarem seus pensamentos, mesmo que sejam contrários aos seus, é algo essencial. Em vez de dizer a eles que estão errados, incentive-os a justificar esses pensamentos. Ter sua opinião valorizada e ouvida é importante para o desenvolvimento de opiniões próprias nas crianças.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating / 5. Vote count:

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Dúvidas e Sugestões Aqui: