O Dilema do Sono: Quantas horas Crianças e Adolescente precisam dormir? Estudos realizados pela American Academy of Sleep Medicine concluem que os horários variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes
O Dilema do Sono para Crianças e Adolescentes
A primeira pergunta que temos em mente é: Por que o sono é importante?
Dormir restaura fisicamente as crianças! Ajuda-as a aprender e lembrar das coisas, e aumenta a imunidade. E o sono ajuda as crianças a crescer. Por exemplo, o corpo das crianças produz hormônio de crescimento quando elas estão dormindo.
As crianças muitas vezes precisam dormir mais nos momentos de crescimento rápido.
Crianças de todas as idades precisam dormir o suficiente para poder brincar, aprender e se concentrar durante o dia.
Dormir em idades diferentes
- Bebês,
- Crianças e
- Adolescentes
precisam de diferentes quantidades de sono.
Além disso, os padrões de sono mudam à medida que os bebês e as crianças envelhecem. Por exemplo, conforme os bebês crescem, eles começam a dormir menos durante o dia e mais à noite. E as crianças geralmente precisam dormir menos à medida que crescem.
As necessidades e padrões de sono das crianças variam, portanto, as informações abaixo são apenas um guia. O sono de seu filho pode ser diferente.
O Dilema do Sono para crianças por idade
Bebês com menos de 6 meses: quando e quanto eles dormem
Recém-nascidos
Recém-nascidos dormem dentro e fora durante o dia e a noite. Eles dormem por 14-17 horas a cada 24 horas.
Eles têm dois tipos diferentes de sono – o sono ativo e o sono tranquilo. No sono ativo, seu bebê se mexe. Você pode ver solavancos, tremores ou chupadas. Em um sono tranquilo, seu bebê está quieto e respira uniformemente.
Os recém-nascidos se movimentam através do sono ativo e silencioso em ciclos que duram cerca de 50-60 minutos. Eles podem acordar após um ciclo de sono e precisar de ajuda para voltar a dormir.
- Saiba mais sobre a Higiene do Sono na Infância e sua importancia.
Bebês de 3-6 meses
Por três meses, os bebês começam a desenvolver padrões de sono noturno e diurno, e tendem a começar a dormir mais durante a noite. Os bebês geralmente dormem de 12 a 15 horas a cada 24 horas.
Aos 3-6 meses, os bebês podem começar a se mover para um padrão de sono diurno de 2-3 horas cada um. Eles ainda podem acordar pelo menos uma vez à noite.
Bebês de 6-12 meses: quando e quanto eles dormem
Dormir durante a noite
À medida que os bebês se desenvolvem, mais do seu sono acontece à noite.
Nesta idade, a maioria dos bebês está pronta para dormir entre 18h e 22h. Eles normalmente levam menos de 40 minutos para dormir, mas cerca de 1 em cada 10 bebês leva mais tempo.
Os bebês podem estar tendo longos períodos de sono de seis horas à noite, quando têm seis meses de idade.
Quase dois terços dos bebês acordam apenas uma vez durante a noite e precisam de um adulto para acalmá-los de volta ao sono. Cerca de 1 em cada 10 bebês acorda de 3 a 4 vezes por noite.
Mais de um terço dos pais dizem que seus bebês têm problemas para dormir nesta idade.
Dormir durante o dia
A maioria dos bebês de 6 a 12 meses de idade ainda está fazendo a sesta diurna. Essas sestas geralmente duram de 30 minutos a 2 horas.
Alguns bebês são difíceis de assentar ou acordar muito à noite. Uma rotina positiva na hora de dormir pode ajudar seu bebê a se instalar para dormir. A eliminação gradual de hábitos de sono como embalar o bebê para dormir também pode fazer com que seja mais provável que o bebê se instale quando ele acorda à noite. Mas se você está feliz em reassentar seu bebê cada vez que ele acorda durante a noite, tudo bem.
Ter uma boa noite de sono é muito importante para a manutenção de uma vida saudável, influenciando em aspectos como o desenvolvimento físico, mental e emocional do ser humano. Estudos apontam que dormir pouco pode trazer diversos sintomas prejudiciais à saúde, que vão desde irritação, dificuldades de concentração a aumento no nível de estresse.
O Dilema do Sono para crianças de colo
Crianças de Colo: quando e quanto elas dormem
Os bebês precisam de 11-14 horas de sono a cada 24 horas. Normalmente é um sono de 10-12 horas por noite, e uma soneca de 1-2 horas durante o dia.
Algumas crianças não gostam de ir para a cama à noite. Muitas vezes isto se deve ao fato de que eles gostariam de ficar acordados com a família. Este é o problema de sono mais comum relatado pelos pais. Atinge um pico em torno de 18 meses e melhora com a idade.
Menos de 5% das crianças de dois anos acordam três ou mais vezes durante a noite.
Crianças em idade pré-escolar: quando e quanto dormem
Crianças de 3 a 5 anos de idade precisam de 10 a 13 horas de sono por noite.
Alguns pré-escolares também podem ter uma soneca de um dia que dura cerca de uma hora.
Crianças em idade escolar: quando e quanto dormem
Crianças de 5-11 anos de idade precisam de 9-11 horas de sono por noite.
A partir de cerca de cinco anos de idade, as crianças não precisam mais de uma soneca diurna se estiverem dormindo o suficiente da noite para o dia.
As crianças em idade escolar primária geralmente estão cansadas depois da escola e podem ansiar pela hora de dormir por volta das 19h30.
O Dilema do Sono para os adolescentes, com telas ativas e a escola
Adolescentes: quando e quanto eles dormem
As crianças que entram na puberdade geralmente precisam de cerca de 8-10 horas de sono por noite para manter o melhor nível de alerta durante o dia.
Mudanças no relógio interno do corpo ou no ritmo circadiano durante a adolescência significam que é normal que os adolescentes queiram ir para a cama mais tarde à noite – muitas vezes por volta das 23 horas ou mais tarde – e se levantem mais tarde pela manhã.
Mais de 90% das crianças adolescentes não conseguem dormir a quantidade recomendada nas noites escolares. É importante ter um sono de boa qualidade suficiente durante este período, pois o sono é vital para a capacidade de pensar, aprender e se concentrar. A falta de sono nestes anos também tem sido ligada a condições de saúde mental como depressão e ansiedade.
Mas afinal, quantas horas de sono são necessárias para que crianças e jovens tenham um desenvolvimento saudável? Estudos realizados pela American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono) concluíram que os horários de sono ideal variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes. Especialistas também concluíram que dormir o suficiente resulta em melhora na atenção, no comportamento, na aprendizagem e na memória.
Atento a essa realidade, o Colégio Stocco em Santo André decidiu criar uma abordagem diferente em seu sistema de ensino, oferecendo horários flexíveis para adolescentes do ensino médio. Ao invés de uma carga horária cada vez mais rígida, o colégio proporciona aos alunos a possibilidade de escolher a hora que querem começar a estudar, e com isso desfrutar de uma experiência de ensino mais saudável.
“Se queremos formar um sujeito autônomo saudável, esse sujeito precisa ter espaço na agenda para uma noite de sono saudável e para decidir que horas vai acordar e cumprir seus compromissos, como ir ao médico, fazer academia e fazer algo que não seja apenas estudar as matérias do ensino médio.
Como o jovem vai desenvolver autonomia se ele vai ser o todo tempo cronometrado, regido pelo outro?” explica a diretora pedagógica do Colégio Stocco, Elaine Cobos.
Se queremos formar um sujeito autônomo saudável, esse sujeito precisa ter espaço na agenda para uma noite de sono saudável e para decidir que horas vai acordar e cumprir seus compromissos, como ir ao médico, fazer academia e fazer algo que não seja apenas estudar as matérias do ensino médio.
Como o jovem vai desenvolver autonomia se ele vai ser o todo tempo cronometrado, regido pelo outro?” explica a diretora pedagógica do Colégio Stocco, Elaine Cobos.
Fundado em 1954, o Colégio Stocco lançou em 2021 um programa específico para o ensino médio, um nível decisivo na formação dos estudantes para o ingresso em universidades e no mercado de trabalho.
Com três unidades, distribuídas na Vila Assunção e Bairro Jardim, o colégio tem como missão potencializar o desenvolvimento dos estudantes por meio de um processo educacional estável e contínuo, desenvolvendo habilidades e competências para que eles possam atuar na sociedade de forma criativa, crítica, autônoma e responsável.
Veja O Dilema do Sono e os ciclos do sono
Sobre os ciclos de sono
Todos nós fazemos o ciclo entre diferentes tipos de sono durante a noite e também durante as longas sestas.
A partir de cerca de seis meses de idade, um ciclo de sono contém:
- sono de movimento rápido dos olhos (REM)
- sono não-REM.
- No sono REM, seus globos oculares piscam de um lado para o outro sob as pálpebras. O sono REM também é chamado de sono de sonho.
O sono não-REM consiste em sono profundo e sono leve. É difícil acordar uma criança em sono profundo. Crianças em sono leve acordam facilmente.
A quantidade de sono REM e não-REM em um ciclo muda durante toda a noite.
Como os ciclos de sono afetam o sono das crianças
As crianças têm muito sono profundo não-REM nas primeiras horas após adormecerem. É por isso que as crianças dormem tão profundamente nas primeiras horas após terem ido para a cama e não são perturbadas por nada.
As crianças podem acordar brevemente no final de cada ciclo de sono e não ter consciência disso ou não se lembrar dele pela manhã. Isto é normal, e todas as crianças o fazem. Mas algumas crianças chamam quando acordam no final de cada ciclo de sono e precisam de ajuda para se estabelecerem novamente.
O Dilema do Sono, As crianças têm mais sono REM e sono leve não-REM na segunda metade da noite. As crianças acordam mais facilmente deste tipo de sono, por isso podem acordar mais durante este período do que no início da noite.
Nos primeiros anos da infância, os ciclos de sono se tornam mais longos à medida que as crianças envelhecem. Em crianças com três anos de idade, os ciclos de sono são de cerca de 60 minutos. Em cerca de cinco anos, os ciclos de sono amadurecem até a duração adulta de cerca de 90 minutos.
Para mais informações acesse:
- https://stocco.com.br/
- Children and Sleep
- O Efeito da Falta de Sono nas Crianças – Neuropediatra SP