Infecção Neonatal

Infecção Neonatal: Compreenda as Complicações Neurológicas

Por Neurologista Infantil NeuroPediatra   •   17 de fevereiro de 2026


Complicações Neurológicas de Infecção Neonatal costumam acometer, especialmente, os bebês prematuros, uma vez que nascer antes do tempo esperado é considerado um dos fatores de risco das sepses, como igualmente são conhecidas.

Elas acontecem porque as infecções neonatais são causadas por bactérias, fungos, parasitas ou vírus adquiridos pelo bebê na gestação, durante ou após o parto, em sua maioria, em decorrência do sistema imunológico ainda ser relativamente imaturo, o que acaba aumentando as chances de desenvolverem complicações neurológicas, que são capazes de impactar a qualidade de vida tanto das crianças quanto de seus pais e/ou responsáveis.

Principais Complicações Neurológicas de Infecção Neonatal

Devido ao impacto na vida dos bebês e de sua família, é fundamental que a infecção neonatal seja prontamente identificada e os cuidados iniciais providenciados. Em seguida, o acompanhamento médico especializado é válido para confirmar ou descartar possíveis complicações neurológicas.

Precisa de ajuda especializada?

Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.

Apesar de serem inespecíficos, podem ser indícios de infecção neonatal diarreia, distensão abdominal, erupções cutâneas, febre ou hipotermia, letargia ou sonolência excessiva, má alimentação ou dificuldade para se alimentar, taquipneia (dificuldade para respirar) e vômito, por exemplo.

Atraso Cognitivo

Uma das complicações neurológicas de infecção neonatal é o atraso cognitivo, em que há dificuldade das funções mentais, como as de aprendizado, atenção, linguagem e memória.

E a depender de cada caso, é possível identificar limitações no desempenho adaptativo e cognitivo do bebê quando comparado aos marcos de desenvolvimento esperados para a idade com a correção da prematuridade.

Atraso no Desenvolvimento Psicomotor

Na infecção neonatal igualmente é possível ter como complicações neurológicas o atraso no desenvolvimento psicomotor, em que é observado atraso ou dificuldades no desenvolvimento tanto motor quanto cognitivo, impactando os marcos esperados em relação às ações de andar, falar, engatinhar, sentar e sustentar a cabeça, por exemplo.

Convulsões

As convulsões são outra das complicações neurológicas de infecção neonatal, em que acontece uma atividade elétrica cerebral anormal até 28 dias após o nascimento, sendo um indício de algum dano ou disfunção cerebral grave, e tratam-se de uma emergência que depende do devido diagnóstico para que o tratamento possa ser imediatamente iniciado tanto da infecção quanto da convulsão.

Deficiência Intelectual

Neste caso, o bebê pode apresentar limitações no funcionamento adaptativo e intelectual, como os que envolvem comunicação, habilidades sociais, independência associada ao seu cuidado e à sua segurança, e aprendizagem, novos conhecimentos, raciocínio e resolução de problemas, por exemplo.

Encefalite

Esta é uma inflamação cerebral que costuma ter como sintomas choro excessivo, febre, irritabilidade, rigidez corporal e vômito, ou até convulsões e coma, nos casos mais graves de encefalite devido à infecção neonatal.

Hidrocefalia

A hidrocefalia como complicação neurológica de infecção neonatal é caracterizada pelo acúmulo do LCR (líquido cefalorraquidiano) no cérebro, o que acaba pressionando o cérebro e, consequentemente, pode causar danos neurológicos, tais como, convulsões, irritabilidade, problemas de desenvolvimento, sonolência e tamanho anormal da cabeça.

Microcefalia

Na microcefalia, o cérebro acaba não desenvolvendo-se adequadamente, resultando em um tamanho de cabeça menor do que é considerado normal, levando em consideração tanto a idade quanto o sexo do bebê.

Meningite

Outra complicação neurológica de infecção neonatal é a meningite, uma inflamação grave das meninges (membranas que envolvem cérebro e medula), que costuma ter como sintomas convulsões, fontanela abaulada, irritabilidade, letargia e rigidez na nuca, por exemplo. E devido à sua gravidade, é essencial providenciar o tratamento juntamente a um médico especializado, que costuma contar com antibióticos por via intravenosa.

Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral é caracterizada por um comprometimento do movimento, da postura e do tônus muscular capaz de causar um dano no cérebro em desenvolvimento.

Por isso, podem ser observados atrasos no desenvolvimento motor, dificuldade relacionada ao movimento e à postura, espasticidade (rigidez muscular) e movimento involuntário, que costumam levar o médico especialista em Neuropediatria a solicitar exames de imagem para confirmar o diagnóstico e indicar as melhores opções de tratamento, visando a melhora da qualidade de vida de cada paciente.

Perda Auditiva

Neste caso, a infecção neonatal tende a acabar danificando a cóclea ou o nervo auditivo, comprometendo a capacidade do ouvido interno em processar sons, o que pode ser identificado precocemente por meio de uma triagem auditiva neonatal, por exemplo.

Diante de tais possibilidades envolvendo uma Infecção Neonatal, agende uma consulta com médicos especialistas em Neuropediatria de confiança para confirmar se há Complicações Neurológicas e conseguirem iniciar o tratamento o quanto antes, uma vez que o atendimento precoce reduz os riscos de sequelas graves, principalmente ao priorizar um atendimento multiprofissional, como o que oferecemos.

Mais informações sobre este assunto na Internet: