Apneia do Sono na Infância: O Ronco pode ser um Indicativo da presença de Apneia do Sono na Infância. Uma Doença que é caracterizada por Interrupções na Respiração da Criança durante sua Noite de Sono. Tem como consequência diminuir o teor de oxigênio do Sangue.
A apneia do sono tem se tornado cada vez mais comum entre crianças, e em idades cada vez mais precoces, muitas vezes antes dos dois anos. A doença pode atingir crianças de todas as faixas etárias, incluindo os recém-nascidos, mas incide principalmente sobre crianças na idade pré-escolar.
Existem tratamentos capazes de combater a apneia do sono em crianças, mas o diagnóstico precoce é um fator determinante na eficácia dos mesmos.
A redução de oxigênio no sangue desencadeado pela Apneia do Sono na infância pode provocar impactos irreversíveis na saúde da criança e interferir negativamente em seu desenvolvimento social, cognitivo e físico, uma vez que provoca danos em estruturas cerebrais relacionadas à memória, aprendizagem e habilidades em geral.
provoca danos em Estruturas Cerebrais Relacionadas à
A síndrome pode também provocar alterações no crescimento da criança, levando-a a um retardo de crescimento e até mesmo a alterações cardiorrespiratórias em casos mais graves, como a hipertensão pulmonar.
Além do ronco, os sintomas mais comuns da doença são: respiração pela boca, movimentos intensos durante o sono, xixi na cama, e, além das alterações físicas, alterações comportamentais, como déficit de atenção e hiperatividade, baixo rendimento escolar, entre outros.
Muitos dos danos físicos, comportamentais e intelectuais decorrentes da apneia do sono na infância são irreversíveis, nos casos que não recebem o tratamento adequado.
O ressonar pode ser um sinal de alerta de Apneia do Sono. Não necessariamente a criança que ressona apresenta apneia do sono, mas é válido observar este fenômeno no caso do ressonar ser muito frequente. Estes episódios também merecem atenção, diagnóstico e tratamento.
Outro sinal de alerta para a doença é o sono agitado da criança, que pode ser consequência do esforço respiratório realizado por ela durante a noite. Daí então entram os sintomas de transpiração excessiva e os episódios de xixi na cama.
Além disso, os pais devem estar sempre alertas às alterações comportamentais dos filhos, tais como irritabilidade e hiperatividade, assim como aos indicativos de perda de apetite e perda de peso.
A apneia do sono é causada, na maioria das vezes, pela hipertrofia (aumento do tamanho) das amígdalas e adenoides. Existem outras causas da apneia do sono em crianças, que geram grupos de risco:
O diagnóstico precoce da apneia do sono é fundamental para evitar que a criança sofra de prejuízos cerebrais e danos irreversíveis à saúde. Assim sendo, diante dos sintomas de apneia do sono apresentados pelo seu filho, não hesite em buscar ajuda médica prontamente, para obter um diagnóstico específico.
O tratamento da doença pode ser cirúrgico, medicamentoso, entre outras possibilidades. O tratamento adequado para cada caso deve ser prescrito pelo neurologista infantil, médico especialista em diagnosticar e tratar a apneia e outros distúrbios do sono em crianças.
Fique atento aos sinais de alerta e não prorrogue o início do tratamento da apneia do sono de seu filho. Os impactos negativos causados pela doença podem ser revertidos através do tratamento prescrito pelo especialista.
This post was last modified on 24 de setembro de 2020 20:39
Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Mergulho Profundo no Universo da Neurodiversidade InfantilImagine um mundo…
Em um mundo cada vez mais digital, a exposição precoce e frequente das crianças às…
O desenvolvimento cerebral infantil é um dos aspectos mais fascinantes e importantes do crescimento humano.…
Vacinação: Seu filho merece o melhor começo de vida. Mas você sabia que doenças neurológicas graves…
Amigos: Os Companheiros do Desenvolvimento Infantil: Amigos são como estrelas que iluminam o céu da…
Seu filho anda tendo dores de cabeça frequentes? Apresenta dificuldades escolares ou atraso na fala?…
Comente