ADHD – O que é TDAH? TDAH tem o significado de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. E é uma Condição Médica. Uma pessoa com ADHD – TDAH apresenta diferenças no desenvolvimento e na atividade cerebral que afetam a atenção, a capacidade de ficar parado e o autocontrole. O ADHD – TDAH pode afetar uma criança na escola , em casa e em amizades.
Quais são os sinais do TDAH? ADHD
Às vezes, todas as crianças lutam para prestar atenção, ouvir e seguir as instruções, ficar quietas ou esperar a vez delas. Mas para crianças com TDAH, as lutas são mais difíceis e acontecem com mais frequência.
Crianças com TDAH podem ter sinais de uma, duas ou todas as três categorias:
Desatento. Crianças desatentas (facilmente distraídas) têm dificuldade para concentrar sua atenção, concentrar-se e permanecer na tarefa. Eles podem não ouvir bem as instruções, podem perder detalhes importantes e podem não terminar o que iniciam. Eles podem sonhar acordado ou demorar demais. Eles podem parecer distraídos ou esquecidos, e perdem o controle de suas coisas.
Às vezes, pais e professores percebem sinais de TDAH quando uma criança é muito jovem. Mas é normal que crianças pequenas sejam distraídas, inquietas, impacientes ou impulsivas – essas coisas nem sempre significam que uma criança tem TDAH.
O que é ADHD? A síndrome do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. … Em inglês é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD
Atenção, atividade e autocontrole se desenvolvem pouco a pouco à medida que as crianças crescem. As crianças aprendem essas habilidades com a ajuda de pais e professores. Mas algumas crianças não ficam muito melhores prestando atenção, se acomodando, ouvindo ou esperando. Quando essas coisas continuam e começam a causar problemas na escola, em casa e com os amigos, pode ser TDAH.
Se você acha que seu filho tem TDAH, marque uma consulta com o médico do seu filho. Ele ou ela fará um check-up ao seu filho, incluindo visão e audição, para garantir que algo mais não esteja causando os sintomas. O médico pode encaminhá-lo a um psicólogo infantil ou psiquiatra, se necessário.
Para diagnosticar o TDAH, os médicos começam perguntando sobre a saúde, comportamento e atividade de uma criança. Eles conversam com pais e filhos sobre as coisas que notaram. Seu médico pode solicitar que você complete as listas de verificação sobre o comportamento de seu filho e também pode solicitar que você forneça uma lista de verificação para o professor.
Como diagnosticar uma pessoa com TDAH? O diagnóstico do TDAH é feito com base nos sintomas, uma vez que não existe um exame específico para diagnosticar o transtorno. … A investigação para o diagnóstico costuma ser bem detalhada. O TDAH é definido por uma lista de sintomas, sendo 9 referentes à falta de atenção, 9 à hiperatividade e impulsividade.
Depois de coletar essas informações, os médicos diagnosticam o TDAH se ficar claro que:
A distração, hiperatividade ou impulsividade de uma criança vão além do normal para a idade.
Os comportamentos vêm acontecendo desde que a criança era jovem.
Distração, hiperatividade e impulsividade afetam a criança na escola e em casa.
Uma verificação de saúde mostra que outro problema de saúde ou aprendizado não está causando os problemas.
Muitas crianças com TDAH também têm problemas de aprendizagem, comportamentos de oposição e desafio, ou problemas de humor e ansiedade. Os médicos geralmente os tratam junto com o TDAH.
O tratamento para o TDAH geralmente inclui:
O tratamento certo ajuda a melhorar o TDAH. Pais e professores podem ensinar as crianças mais novas a melhorar sua atenção, comportamento e emoções. À medida que envelhecem, as crianças devem aprender a melhorar sua própria atenção e autocontrole.
Quando o TDAH não é tratado, pode ser difícil para as crianças terem sucesso. Isso pode levar a uma baixa auto-estima, depressão, comportamento de oposição, fracasso escolar, comportamento de risco ou conflito familiar.
Se seu filho for diagnosticado com TDAH:
Estar envolvido. Aprenda tudo o que puder sobre o TDAH. Siga o tratamento recomendado pelo profissional de saúde do seu filho. Mantenha todos os compromissos recomendados para terapia.
Dê medicamentos com segurança. Se seu filho estiver tomando remédio para TDAH, sempre o tome na hora e na dose recomendadas. Mantenha os medicamentos em um local seguro.
Trabalhe com a escola do seu filho. Pergunte aos professores se seu filho deve ter um IEP . Reúna-se frequentemente com os professores para descobrir como está o seu filho.
Trabalhe em conjunto para ajudar seu filho a se sair bem Pai com propósito e carinho. Aprenda quais abordagens parentais são melhores para uma criança com TDAH – e quais podem piorar o TDAH.
Converse de maneira aberta e solidária sobre o TDAH com seu filho. Concentre-se nos pontos fortes e nas qualidades positivas do seu filho.
Conecte-se com outras pessoas para obter suporte e conscientização. Participe de uma organização de suporte ao TDAH para obter atualizações sobre o tratamento e outras informações.
Não está claro o que causa as diferenças cerebrais do TDAH. Há fortes evidências de que o TDAH é principalmente herdado. Muitas crianças com TDAH têm pai ou parente.
O TDAH não é causado por muito tempo na tela, falta de parentalidade ou ingestão de muito açúcar.
O TDAH pode melhorar quando as crianças recebem tratamento, comem alimentos saudáveis, dormem o suficiente e se exercitam e têm pais que sabem como responder ao TDAH.
Analisado por: Shirin Hasan, MD
Data da revisão: novembro de 2017
This post was last modified on 24 de setembro de 2020 21:03
Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Mergulho Profundo no Universo da Neurodiversidade InfantilImagine um mundo…
Em um mundo cada vez mais digital, a exposição precoce e frequente das crianças às…
O desenvolvimento cerebral infantil é um dos aspectos mais fascinantes e importantes do crescimento humano.…
Vacinação: Seu filho merece o melhor começo de vida. Mas você sabia que doenças neurológicas graves…
Amigos: Os Companheiros do Desenvolvimento Infantil: Amigos são como estrelas que iluminam o céu da…
Seu filho anda tendo dores de cabeça frequentes? Apresenta dificuldades escolares ou atraso na fala?…
Comente