Neurologista Infantil em São Paulo

Epilepsia e Crises Convulsivas

Epilepsia Infantil


A Epilepsia Infantil é uma Doença Crônica, cuja característica é ter crises não provocadas recorrentes.

Muitas pessoas com essa Doença têm mais de um tipo de Crise Epilética e podem ter outros sintomas neurológicos também.

O Cérebro Humano é a Fonte da Epilepsia. Embora os sintomas de uma Crise Epiléptica possam afetar qualquer parte do corpo, os eventos elétricos que produzem os sintomas ocorrem no cérebro.

A localização desse evento, como ele se espalha, quanto do cérebro é afetado (Epilepsia Parcial ou Generalizada), e quanto tempo ele dura, têm efeitos profundos sobre a gravidade da doença.

Estes fatores determinam o caráter de uma Crise e seu impacto sobre o indivíduo.

Ter crises epilépticas podem afetar a segurança, relacionamentos e trabalho do paciente.

Assim, a investigação e o tratamento devem ser realizados o mais precocemente possível.

O que é ?

A epilepsia é uma condição cerebral que causa episódios repetidos de mudanças súbitas e breves na atividade elétrica do cérebro. Essas alterações causam vários tipos de sintomas.

Episódios epilépticos são chamados convulsões ou convulsões. Durante uma crise, as células cerebrais disparam incontrolavelmente em até quatro vezes a taxa normal. Convulsões afetam temporariamente a maneira como uma pessoa se comporta, se movimenta, pensa ou sente.

Existem dois tipos principais de Convulsões:

  • Uma convulsão generalizada envolve todo o cérebro.
  • Uma crise focal (parcial) começa em uma área do cérebro. Afeta apenas parte do cérebro. No entanto, uma crise focal pode se transformar em uma crise generalizada.

  • Os Sintomas

    Os sintomas da epilepsia variam. Eles dependem de quanto do cérebro é afetado e onde a área afetada está localizada.

    Convulsão tônico-clônica generalizada (convulsão grand mal) – A pessoa perde a consciência. Ele ou ela cai no chão e temporariamente para de respirar. Todos os músculos do corpo ficam tensos de uma só vez por um curto período. Isso é logo seguido por uma série de movimentos bruscos. Algumas pessoas também perdem o controle do intestino ou da bexiga.

    O episódio de convulsão pode durar alguns minutos, durante os quais a pessoa fica inconsciente. Quando alguém acorda de uma convulsão tônico-clônica generalizada, fica letárgico e confuso. Isso geralmente dura alguns minutos, mas pode durar horas. Pode haver dor muscular e dor de cabeça.

    Ausência de apreensão (pequeno mal convulsão) – A perda de consciência é tão breve que a pessoa geralmente não muda de posição.

    Por alguns segundos, a pessoa pode:

  • Tenha um olhar vazio
  • Pisque rapidamente
  • Faça movimentos de mastigação
  • Mova um braço ou perna ritmicamente.

  • Este tipo de crise geralmente começa na infância ou no início da adolescência.

    Epilepsia e Crises Convulsivas

    Conheça outros serviços


    Distúrbio

    Distúrbio do Neurodesenvolvimento

    O neuropediatra lida com condições como espectro autista e paralisia cerebral, que podem afetar muito o desempenho neurológico da criança.

    SAIBA MAIS
    Dificuldade

    Dificuldade no Aprendizado

    Como Neurologista Infantil avaliamos desde mau Desempenho escolar até Dislexia e Déficit de atenção, Hiperatividade e Autismo. Avaliação de Neuropediatra.

    SAIBA MAIS
    Danillo Leite, 2020 | Desenvolvido e Monitorado por IT9 - ABCtudo. Todos os direitos reservados. | Data da última modificação: 20/05/2020