A criatividade é uma das características mais presentes durante a infância em geral. É comum associar as crianças à habilidade de fantasiar histórias com enredos magníficos, criar personagens e inventar objetos, ou simplesmente pensar e ver o mundo de forma diferente, obtendo diferentes explicações para inúmeras ocasiões. Neste artigo, vamos abordar o papel da Criatividade Durante a Infância. Continue conosco nesta leitura para saber mais.
A infância é um período no qual há uma enorme capacidade de imaginação. Exemplos como imaginar cabanas feitas com lençóis, brincar que a vassoura é um cavalo ou fingir que caixas de papelão são automóveis são alguns casos em que elas exemplificam sua imensa criatividade.
Essa característica é responsável por contribuir com o desenvolvimento intelectual dos pequenos, aprimorando sua capacidade analítica e seus métodos de resolução de problemas.
Ainda que as crianças normalmente apresentem aptidão para revelar seu lado criativo, os adultos devem sempre incentivar esta prática. O envolvimento e estímulo dos pais ou responsáveis fazer criança se sentir importante para sua família.
Com o passar do tempo, os pequenos passam a utilizar e compreender suas habilidades motoras, orais e cognitivas. Ações como pensar, inventar, sonhar, desenhar, pintar, escrever e brincar são fundamentais para desenvolver a criatividade das crianças.
Em momentos de criatividade, como na hora que a criança inventa algo surreal e decide passar isso para o papel, ela começa a desenvolver suas habilidades de criação. No entanto, nesses casos, os pais tendem a corrigir a criança, com o argumento de que sua representação está “fora da realidade”, e negando a autenticidade de sua obra. Essa postura só acaba prejudicando o processo criativo autônomo de seu filho.
Frequentemente é possível perceber que em desenhos de criança, os objetos e pessoas são representados fora de escala ou desproporcionais. Nesse momento, tenha em mente que este é o jeito da criança de criar e recriar sua realidade, dado que ela está em um processo de aprendizagem constante. O aprimoramento de seus desenhos e seus traços vai surgir com o tempo de forma espontânea. A atitude de corrigir a criança continuamente pode deixá-la frustrada, sentindo como se estivesse fazendo algo ruim ou errado.
Há crianças que são imensamente criativas e não necessitam de mais incentivos, visto que estão sempre imaginando diversos modos de executar seus afazeres ou brincadeiras. Mas outras não tem toda essa facilidade, por isso, vamos citar algumas dicas para que os pais e responsáveis saibam como incentivar a criatividade dos filhos, mesmo que a criança seja tímida ou introvertida:
This post was last modified on 27 de junho de 2019 11:52
Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Mergulho Profundo no Universo da Neurodiversidade InfantilImagine um mundo…
Em um mundo cada vez mais digital, a exposição precoce e frequente das crianças às…
O desenvolvimento cerebral infantil é um dos aspectos mais fascinantes e importantes do crescimento humano.…
Vacinação: Seu filho merece o melhor começo de vida. Mas você sabia que doenças neurológicas graves…
Amigos: Os Companheiros do Desenvolvimento Infantil: Amigos são como estrelas que iluminam o céu da…
Seu filho anda tendo dores de cabeça frequentes? Apresenta dificuldades escolares ou atraso na fala?…
Comente