Hemorragia Intraventricular em Recém-Nascidos
Hemorragia Intraventricular em Recém-Nascidos trata-se de uma condição caracterizada pelo sangramento em áreas cerebrais contendo o líquido cefalorraquidiano (ventrículos cerebrais) ou ao seu redor, ocorrendo especialmente em recém-nascidos prematuros.
Nomeamos como hemorragia intraventricular em recém-nascidos quando há sangramento no interior ou ao redor dos ventrículos cerebrais, que são espaços contendo o líquido cefalorraquidiano, responsável por amortecer e proteger o cérebro.
Comum de ocorrer nos primeiros três dias de vida dos bebês, pode ser classificada em um dos quatro graus, conforme o tipo de sangramento, sendo de:
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
Apesar de os sinais não serem óbvios, existem sintomas de lesão durante o parto capazes de indicar que o recém-nascido tem hemorragia intraventricular, como apneia, bradicardia, cor da pele azulada ou pálida, fontanelas inchadas, grito agudo, letargia, redução dos reflexos e tônus muscular, sangramento inexplicável e sono excessivo, por exemplo.
A partir disso, a equipe responsável pode solicitar exames de imagem para verificar se há presença de coágulos sanguíneos, dilatação ventricular, hemorragia intracraniana ou malformação no tecido cerebral.
Esta condição é comumente encontrada em bebês prematuros, uma vez que seus vasos sanguíneos cerebrais são delicados, com grandes chances de se romperem, o que pode acontecer em proporção maior quanto menor e mais prematuro é o paciente.
E sua origem tende a ter relação tanto com o fato do nascimento ter sido prematuro quanto por negligência médica envolvendo monitoramento e respostas adequadas aos fatores de risco, ou sinais de sofrimento fetal em meio ao trabalho de parto ou durante o próprio parto.
Além disso, igualmente podem ser associados às possíveis causas desta condição problemas de saúde da mãe, complicações pós-parto ou uso indevido de instrumentos em casos de parto assistido, por exemplo.
Entretanto, também precisamos levar em consideração os fatores de risco, que acabam elevando a probabilidade de tal manifestação, tais como, idade materna acima de 35 anos, uso de álcool ou drogas durante a gravidez, genética, história familiar, peso do bebê abaixo do esperado, mudanças rápidas na pressão arterial de ambos e síndrome do desconforto respiratório.
Devido ao fato de a hemorragia intraventricular poder progredir para estágios mais graves, é importante buscar ajuda médica para iniciar o tratamento o quanto antes. Mas quando não é providenciado, entre as possíveis complicações, capazes de causar danos ao longo da vida, estão:
Diante de uma hemorragia intraventricular em recém-nascidos, o ideal é iniciar o tratamento o quanto antes, que tem como objetivos controlar os sintomas e a quantidade de sangramentos, e prevenir suas possíveis complicações, o que é feito em uma unidade de terapia intensiva neonatal.
Diante das análises de cada caso, os próximos passos podem ser iniciados, como identificar e tratar condições de base que possam estar relacionadas com o surgimento da hemorragia intraventricular. Do mesmo modo que tende a ser comum oferecer suporte cardiovascular, neurológico e respiratório.
E devido ao fato de não haver um tratamento específico para esta condição, costumamos indicar cuidados de suporte para alívio da pressão cerebral, como drenagem do excesso ou vazamento do líquido cefalorraquidiano, Fisioterapia, medicamentos e transfusão de sangue. Além disso, alguns casos podem necessitar de um procedimento cirúrgico ou do uso de hipotermia terapêutica.
Sendo assim, como cada tratamento é individualizado, a recomendação é buscar ajuda médica e manter acompanhamento periódico com um(a) especialista em Neuropediatria pela saúde, qualidade de vida e pelo bem-estar de seu(s) filho(a), o que pode ser feito por meio do cuidado multidisciplinar, que é o nosso forte, então, não hesite em agendar uma consulta!
This post was last modified on 10 de fevereiro de 2026 19:06
Riscos Neurológicos em Bebês Prematuros podem ser prevenidos ao contar com suporte médico adequado e…
Asfixia Perinatal é caracterizada pela ausência de fluxo sanguíneo ou oxigênio suficiente ao bebê antes,…
Indicação de Terapias Comportamentais em Neuropediatria. Saber quando indicar pode ser eficaz para a qualidade…
Estimulação Precoce e Neuroplasticidade podem ser associadas para acabar Promovendo e Otimizando o Desenvolvimento Infantil,…
A era moderna impõe um ritmo acelerado, onde a pressão por resultados e o fascínio…
Smartphone para Crianças - Quando é o Momento Ideal? O avanço desenfreado da tecnologia faz-se…
Comente