Alterações de Comportamento das Crianças: Muitas pessoas podem achar que as crianças são sapecas, espontâneas e inquietas e que isso não é saudável. Alterações de comportamento das crianças podem ser apenas uma fase própria do desenvolvimento. No entanto, também podem ser sinais de alerta para algo errado.
Neste caso, pode ser necessário procurar um profissional especializado, como um neuropediatra.
Veja logo abaixo, quais comportamentos precisam da atenção dos pais e educadores, pois podem indicar algum problema que precisa ser tratado.
Muitas crianças gostam de contrariar os pais e de questionar o porquê das coisas. Mas quando uma criança reage de forma muito agressiva para conseguir o que quer ou quando é contrariada, tem resistência em aceitar regras, argumenta com os adultos de forma incansável e não reconhece a sua responsabilidade perante um mau comportamento, ela precisa ser avaliada.
Comportamentos como estes podem indicar o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
Não é natural uma criança que é excelente aluna passar a ter notas baixas de repente.
Quando isto acontece, é necessário analisar o que está acontecendo em todo o contexto de vida da criança. As causas podem ser as mais variadas.
Entre elas estão o excesso de atividades, problemas com os amigos, bullying e também dificuldades no ambiente familiar.
Fazer xixi na cama durante a noite, depois dos 4 anos de idade, pode ter como motivo situações de estresse, como a chegada de um irmão, a separação dos pais ou até mesmo a mudança de escola.
Outros problemas, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH ou alterações orgânicas, como o mecanismo fisiológico responsável pela micção também podem ser a causa do problema.
Quando a criança chora sem motivo aparente, pode simplesmente estar demonstrando que precisa de mais atenção.
Mas também precisamos lembrar que o choro é a primeira forma de comunicação que a criança aprendeu. Assim, é dessa forma que ela consegue expressar sentimentos de raiva, frustração, medo e angústia.
Nesta situação é importante conversar com a criança, para intervir neste comportamento o quanto antes. Nos casos em que o choro é excessivo e persistente ou está ligado a comportamentos diferentes dos habituais, pode ser um sinal de Depressão Infantil.
Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, de 20 a 30% das crianças com idade entre 5 e 12 anos possuem ao menos um pesadelo a cada 6 meses. Contudo, quando estes episódios aumentam repentinamente, a criança pode estar vivenciando uma situação difícil, como bullying na escola, ou alterações na vida familiar, e isto deve ser considerado um sinal de alerta.
Dificuldade ou incapacidade de sentir motivação para realizar atividades que antes eram prazerosas é um sinal importante, principalmente quando se manifesta em crianças. Precisamos prestar atenção quando a criança passa a ficar mais quieta e prefere ficar sozinha a brincar com os amigos, reclamando que estas situações são chatas.
Procure sempre uma Clínica Neurológica SP
O Núcleo de Medicina de São Paulo é uma Clínica interdisciplinar especializada em diagnóstico, intervenção e terapêutica de diversas patologias.
Temos as seguintes Especialidades:
Nossa equipe está apta a avaliar e tratar as mais variadas alterações no comportamento das crianças. Marque uma consulta e venha conhecer o nosso trabalho.
This post was last modified on 30 de outubro de 2019 23:03
Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Mergulho Profundo no Universo da Neurodiversidade InfantilImagine um mundo…
Em um mundo cada vez mais digital, a exposição precoce e frequente das crianças às…
O desenvolvimento cerebral infantil é um dos aspectos mais fascinantes e importantes do crescimento humano.…
Vacinação: Seu filho merece o melhor começo de vida. Mas você sabia que doenças neurológicas graves…
Amigos: Os Companheiros do Desenvolvimento Infantil: Amigos são como estrelas que iluminam o céu da…
Seu filho anda tendo dores de cabeça frequentes? Apresenta dificuldades escolares ou atraso na fala?…
Comente